Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

COLUNAS

5 dicas para meditar em qualquer lugar

Data: Terça-feira, 28/08/2018 15:22
Autor: LIFESTYLE SAÚDE MENTAL

Para meditar, não é preciso estar em um local calmo, silencioso e em posição de lótus. É possível meditar em praticamente qualquer lugar! Basta conhecer algumas técnicas e aprimorá-las para conseguir meditar e encarar os desafios diários com muito mais serenidade e tranquilidade. Confira algumas dicas do site Paypal:

1. Encontre uma posição confortável.

A mesa de trabalho é um bom local, por exemplo. Descalce os sapatos, afrouxe a gravata, tire o som do telefone, do computador, do celular. Se puder sentar em posição de lótus, ótimo, mas basta sentar-se confortavelmente e evitar "distrações externas" e se concentrar, respirar e relaxar.

2. Crie um ambiente silencioso.

Aquiete sua mente. Tente desligar-se dos barulhos do ambiente ao redor e tente retirar todos os pensamentos da sua cabeça. Tente manter a calma, fechar os olhos, respirar lentamente e mantenha a atenção à sua respiração, nos movimentos do peito, no ar entrando no corpo.

3. Aprofunde a meditação.

Após acalmar a mente, passe para a próxima fase: analisar a anatomia. Sinta o calor e o frio, vá sentindo todos os pedaços do seu corpo, as mãos, braços, tronco. Preste atenção ao atrito das costas com o encosto da cadeira ou dos pés no chão. Comece com um minuto, depois aumente para dois, até chegar a cinco, depois 10 ou 15. O importante é baixar a adrenalina, o estresse e voltar a se sentir bem.

4. Concentre-se.

A meditação é uma reprogramação do cérebro, para que ele consiga assimilar as informações de maneira mais organizada. A última etapa da meditação consiste em pensar em alguma coisa que lhe traga tranquilidade: um passeio pela floresta, uma praia deserta. Pense nos aromas, nos sentidos, nos significados, tudo que remeta ao local.

5. Insista, persista, não desista.

Não é fácil meditar e nem sempre vai ser possível concluir a tarefa. Por isso, repita o processo várias vezes, para que o cérebro se acostume a meditar.

Sobre LIFESTYLE SAÚDE MENTAL: