Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

COLUNAS

Consumo de alho, laranja e gengibre podem ajudar a evitar gripe e doenças respiratórias

Data: Segunda-feira, 10/06/2019 19:30
Autor:

Para prevenir as gripes, bem como rinite, asma, bronquite e infecções respiratórias comuns nesse período, é importante fortalecer o sistema imunológico por meio de uma alimentação adequada, com equilíbrio entre os nutrientes.

A nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e do Cozinha Brasil, Roberta Sanches, preparou dicas para quem quer se preparar para as mudanças climáticas da estação.

Segundo ela, alguns nutrientes são essenciais para uma atividade eficaz do organismo, minerais como zinco, selênio, manganês, cobre, ferro, magnésio, vitamina D e C, e o ômega 3. Para isso, é preciso investir em uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, oleaginosas, peixes e óleos essenciais.

 

Alimentos que não podem faltar:

 

Alho - antisséptico e anti-inflamatório, possui excelentes resultados no combate a gripes e resfriados.

Laranja - devido ao teor considerável de vitamina C, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Gengibre - apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo.

 

Vacina

 

De acordo com o médico Ediney Espinola da Costa, além de uma boa alimentação, a melhor forma de prevenir a gripe é tomando a vacina. “A vacinação é o principal controle da doença e, claro, de possíveis epidemias. Para quem convive ou trabalha em ambientes com grande número de pessoas é ainda mais importante a atitude preventiva”.

Receita de chá de gengibre e uva para levantar o imunológico:

 

  • 1 xícara de chá de gengibre fatiado
  • 2 xícaras de chá de suco de uva integral
  • 4 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara

 

Coloque o açúcar para caramelizar e junte a água. Deixe ferver. Acrescente o gengibre e ferva mais um pouco. Junte o suco de uva. Se preferir diminua o gengibre e acrescente o cravo.

Sobre :