Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

A POLÊMICA DO MINISTRO: Cantar o Hino Nacional não é problema para professores e estudantes de Juara.

Hino é cantado diariamnete na Escola Militar Tiradentes.

Data: Quarta-feira, 27/02/2019 16:38
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

A polêmica em torno de cantar ou não o Hino Nacional do Brasil nas escolas, recomendação do ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez fez a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação saber a opinião de professores, diretores de escolas e estudantes, sobre o tema.

A professora de História, Marta Dalpiaz classificou como inoportuna a decisão do ministro e disse temer tudo o que é imposto ‘goela abaixo’, o que vem por decreto.  Para ela não há problema em cantar o hino, a questão é usar uma frase que foi slogan de campanha do atual presidente da República.

O diretor da Escola Estadual Oscar Soares, Valdinei Rozalez destacou a importância de o Hino Nacional Brasileiro ser entoado nas escolas, o que já era feito e que, aliás, muitas escolas nunca pararam de cantá-lo. “Nada contra, temos que incentivar sim os estudantes a conhecer o nosso hino, é uma questão de cidadania” argumentou. A mesma ideia é compartilhada pela aluna Maria Helena do 3º ano. “Morei em Curitiba e lá se canta o hino. Então não acho estranho isso, apenas penso que muita gente não conhece a letra de nosso hino e está ai uma oportunidade de todos saberem” disse a estudante.

Na Escola Municipal Maria das Graças Calmon Requena, o jornalista Paulo Becker conversou com o diretor Cassiusclay Ferreira. Para ele, sem problema algum com o nosso hino, apenas destacou que não se pode usar desta polêmica para politicagem.

Na Escola da Polícia Militar Tiradentes, o Hino Nacional Brasileiro é entoado duas vezes ao dia, as 06h40, no primeiro turno e as 12h40 com a turma da tarde. Nesta escola, os alunos preferem cantar sem acompanhamento de  música, apenas na ‘garganta’ que é para não atrapalhar a letra e todos cantam bem forte e bem afinados.

“É prática nossa entoar o hino todos os dias nos dois turnos, antes de entrar para sala de aula e todos se mantem perfilados em respeito e em continência ao Hino Nacional Brasileiro, civismo acima de tudo. A impressão que temos é que todos gostam e os pais aprovam este momento de civismo em nossa escola” declarou o diretor Major PM Félix.

Assista o vídeo: