Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Excesso de chuva danifica estradas e prefeitura suspende transporte escolar em Nova Ubiratã (MT)

Data: Quinta-feira, 07/03/2019 08:32
Fonte: G1 MT

A Prefeitura de Nova Ubiratã a 506 km de Cuiabá, suspendeu, nesta quarta (6), quinta (7) e sexta-feira (8) a circulação do transporte escolar da zona rural.

De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada em virtude do volume de chuvas que atingiu o município e danificou parte das estradas vicinais.

Alguns trechos foram danificados após o rompimento de represas, bueiros e caixas de contenção resultando em atoleiros de veículos e até em tombamento de caminhões.

Em apenas três dias choveu o equivalente a 212 mm, ou seja, mais da metade do volume previsto para todo o mês de março.

Além de Nova Ubiratã os municípios de Feliz Natal, Vera, Sorriso e Tapurah também enfrentam dificuldades devido ao excesso de chuvas, sendo que este último decretou situação de emergência em 20 de fevereiro.

A suspensão deve atingir as instituições de ensino dos distritos de; Santo Antônio do Rio Bonito, Entre Rios, Novo Mato Grosso, Santa Terezinha do Rio Ferro e Piratininga.

Já nas escolas da sede, aldeia indígena Tupará, comunidade Sinopão, Fazenda Rio Bravo e distrito Parque Água Limpa as aulas serão mantidas normalmente.

Ainda de acordo com a pasta, as aulas suspensas serão repostas ao longo do ano letivo.

 

Manutenção

 

Para tentar minimizar os impactos causados pela chuva, a prefeitura disse que intensificou o trabalho de manutenção e revitalização nos trechos considerados mais críticos.

  

Ao todo 25 profissionais trabalham em, pelo menos, cinco frentes de serviço que se estenderam durante o final de semana e feriado de carnaval. Sete caminhões, quatro motoniveladoras, duas retroescavadeiras e duas pás carregadeiras estão sendo utilizadas nos reparos emergenciais.

Caso as chuvas continuem na mesma intensidade, o gestor não descartou a possibilidade de o município decretar situação de emergência.

Ainda conforme a prefeitura, duas represas já se romperam, umas cinco já transbordaram e, pelo menos, duas ameaçam romper a qualquer momento.