Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Cuiabá deve receber 15 imigrantes venezuelanos nesta semana

Refugiados saem de Boa Vista (RR) em voo da FAB e devem chegar na capital na madrugada da quinta-feira (14).

Data: Quarta-feira, 13/03/2019 09:14
Fonte: G1 MT

Quinze venezuelanos refugiados saem de Boa Vista (RR) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quarta-feira (13), e chegam em Cuiabá na madrugada da quinta-feira (14), conforme o plano de voo, em busca de melhores condições de vida.

Nesta nova leva de imigração, 364 venezuelanos são trazidos para o Brasil. Desses, 230 seguem no mesmo voo da FAB e, além de Cuiabá, os municípios de Araçariguama (SP), Brasília, Caicó (RN), Conde (PB), Cuiabá, Goioerê (PR), Guarulhos (SP), Igarassu (PE), João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, devem acolher os imigrantes.

Em 2018, somente pela Casa do Migrante passaram 284 venezuelanos fora do projeto de interiorização criado pelo governo federal, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Pelo projeto, o abrigo acolheu 169 venezuelanos que chegaram em cinco grupos que saíram de Roraima.

Outros quatro seguem em um voo comercial para Feira de Santana (BA) e, no dia 23, 130 serão levados para Dourados (MS).

Fugindo da crise econômica instalada na Venezuela, os refugiados devem ficar, temporariamente, na Pastoral do Migrante no Bairro Carumbé, em Cuiabá, até que encontrem trabalho e moradia.

Antes de entrarem nos municípios, os venezuelanos são imunizados contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche.

O processo de interiorização dos imigrantes é organizado pelo governo federal em uma tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que chegam no país. Estima-se que mais de 5 mil venezuelanos já foram integrados à sociedade brasileira.