Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Professora da UFMT cria projeto para debater preconceito contra gordos

Data: Sexta-feira, 15/03/2019 08:00
Fonte: FolhaMax

Depois de quatro anos de estudo de doutorado, a professora da UFMT Maria Luisa Jimenez finalmente pode colocar em prática um de seus desejos: estimular o debate na comunidade e empoderar mulheres gordas na busca por uma autoestima necessária e uma vida mais livre e plena.  

No dia 16 de março deste ano, será lançado o projeto 'Lute como uma Gorda!' com a roda de conversa 'Gordofobia: você sabe o que realmente é?' Nesta primeira iniciativa, Jimenez deseja promover uma discussão sobre as noções e percepções diária das mulheres gordas sobre o que é considerado 'gordofobia', o chamado preconceito contra pessoas gordas.   

Projeto consiste ainda numa série de ações educacionais, informativas e recreativas a fim de pensar em questoes que envolvem o corpo gordo feminino e seu lugar na sociedade. A ideia principal é desmestificar corpos acima do peso como algo feio e doente. "A manutenção ou reforço do pensamento de que ser gordo é anormal fomenta situações discriminatórias e autentica todo um merdado da magreza como única condição corporal e estética para ser saudável e feliz", pontuou a professora.

Discussão contará com a convidada especial, a mestranda LigeyaDaza Hernandes, do Programa de Pós-Grduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Todo o projeto é integrante de um espaço virtual denominado 'Estudos do Corpo Gordo Feminino', que tem suporte como fundamental os estudos de Jimenez no doutorado.  

Jimenez é filósofa, ativista gorda, escritora, artista, colaboradora do site TodasFridas, fundadora do Grupo de Pesquisa Estudos Transdiciplinares do Corpo Gordo no Brasil, professora e pesquisadora em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. 

Evento está marcado para acontecer às 18h, no Metade Cheio Bar e Bistrô. A entrada é gratuita e mais informações podem ser solicitadas pelo (65) 9 9301-8851 ou (65) 9 8160-0495.