Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Baleado em massacre recebe alta e vai à escola em Suzano: 'Se deixar parar a vida, eles conseguiram o que queriam. E não vão conseguir'

Leonardo Vinicius Santana, de 16 anos, ficou ferido no peito e queixo durante ataque que terminou com 10 pessoas mortas em Suzano. Atendido no Hospital das Clínicas, em São Paulo, ele diz que quer ser cirurgião.

Data: Terça-feira, 19/03/2019 08:39
Fonte: G1

O estudante Leonardo Vinicius Santana, de 16 anos, reviveu os passos dentro na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, nesta segunda-feira (18). Baleado durante o massacre na quarta-feira (13), ele retornou à unidade de ensino para buscar o material escolar que ficou no prédio e disse que ainda não sabe se irá continuar os estudos no local, mas que não vai desistir dos seus sonhos: 'Se deixar parar a vida, eles conseguiram o que queriam. E não vão conseguir. De nenhum de nós”, enfatizou.

Leonardo é um dos 11 alunos que foram feridos durante a ação dos assassinos, que terminou com oito vítimas fatais. Quatro estudantes permanecem internados.

Durante a visita à escola, ele relembrou os momentos de pânico no ataque da última semana. O jovem estava próximo ao Centro de Estudos de Línguas (CEL) na companhia da namorada Beatriz Oliveira Ferreira, quando começou o tumulto.

 

"Um monte de gente começou a correr e ele veio atrás. A gente correu para o muro. Eu levantei ela para pular do outro lado. Quando ela pulou, o cara já estava lá do meu lado atirando em um aluno. Eu acho que aí acertou em mim. Eu então corri e dei de cara com o outro. Ele me puxa, eu estava de jaqueta cinza, mas aí eu consigo me soltar dele e sair correndo", relembra o estudante.

 

Já na rua, sem saber ao certo o que havia acontecido, ele buscou ajuda. Uma moradora, que o abrigou dentro de casa, tentou ajudá-lo a avisar a mãe do ocorrido. "Eu só percebi que tinha sido ferido quando eu atravessei o portão e senti a boca mole. Aí eu coloquei a blusa na frente. Sangrou muito. Os médicos disseram que foi um tiro que pegou de raspão no queixo, e no peito parece uma queimadura provocada pelos estilhaços”, conta.

O estudante foi levado de ambulância à Santa Casa de Suzano e de lá encaminhado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, onde ficou internado até a quinta-feira (14). Ele levou pontos desde os lábios até o queixo.

Nesta segunda-feira, o estudante retornou até o hospital em São Paulo para trocar os curativos e passar por uma nova sessão de terapia. "Eu vou passar por mais um retorno lá e depois vou saber como será o tratamento", explica.

 

Recomeço

 

Apesar de estar firme na ideia de que o massacre não irá parar a sua vida e que a vivência no hospital reforçou o sonho de ser cirurgião, Leonardo Vinicius diz que ainda não sabe ao certo se vai continuar os estudos na Escola Raul Brasil.

"Eu acho que ainda está muito cedo para pensar nisso. Amanhã (terça-feira), eu não vou voltar para a escola ainda. Vou deixar as coisas se acalmarem ainda", disse.

Mas durante a entrevista, o jovem deu um pequeno sorriso. Foi ao falar do reencontro com a namorada. “Foi a melhor cena da minha vida porque eu estava muito preocupado com ela, depois do muro não sabia direito o que tinha acontecido com ela", avalia.

 

O massacre

 

Dois assassinos, de 17 e 25 anos, mataram sete pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, na quarta-feira. Antes do ataque, um deles havia baleado e matado o tio de um deles, em uma loja de automóveis.

A investigação aponta que, depois do ataque na escola, um dos assassinos matou o comparsa e, em seguida, se suicidou. A polícia diz que os dois tinham um "pacto", segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.