Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Primeira cirurgia de prótese total de joelho foi realizada no Hospital São Lucas, em Juara.

Tratamento antes só nos grande centros.

Data: Quinta-feira, 28/03/2019 21:34
Fonte: Acessenoticias

No último dia 23, a equipe médica de Ortopedia realizou uma cirurgia de prótese total de joelho no hospital e Maternidade São Lucas em Juara, sendo essa a segunda de prótese na unidade hospitalar, pois em 2018 uma cirurgia de prótese de quadril foi realizada.

O Hospital São Lucas passa por modernização no entendimento, com a chegada de novos médicos e novos investimentos estão em andamento.

A equipe de ortopedista do HL está facilitando a vida de muitos pacientes, que tinham que se deslocar para outras cidades e depois fazerem retornos constantes para o pós cirúrgico. Um custo alto e desgastante para o pacientes. 

O médico ortopedista responsável pela cirurgia Dr Ricardo Almeida, explicou, que a cirurgia de Artroplastia total do joelho, corresponde ao que popularmente é conhecido por prótese de joelho, que é substituição de todas as estruturas do joelho o que são danificadas pela doença da artrose. 

O médico explicou ainda, que as próteses normalmente são indicadas para pessoas que sofrem de algum desgaste do joelho ou dos quadris e que estejam em estágio avançado, quando os tratamentos clínicos não surtiram efeitos. Também está indicada, para pessoas que sofreram algum tipo de sequela, devido a fraturas em outras ocasiões anteriores e que tenham danificado de forma grave os quadris ou joelhos. 

Em Julho de 2018 a equipe realizou a primeira cirurgia de colocação de prótese total no quadril, também por motivo de artrose no Hospital São Lucas de Juara, explicou. 

O principal motivo do aumento dessas indicações, envelhecimento natural da população juntamente com as melhorias de acesso à saúde, traz como consequência uma melhor expectativa de vida e por isso a proporção de idosos da nossa população tende a aumentar constantemente. “A cirurgia de artroplastia do joelho e do quadril são atualmente no mundo todo, uma das mais frequentemente realizadas e em cidades maiores do nosso Estado e essa opção de tratamento, que é comum nos grandes centros, agora também na região do Vale do Arinos”, disse. 

Aqui na região do Vale do Arinos, apesar de existirem muitos pacientes que necessitam a cirurgia ainda não havia sido realizada, uma vez que o sistema único de saúde (SUS) ainda não disponibiliza esse procedimento (cirurgia de grande porte e de alto custo). 

Atualmente esses custos têm se tornado mais acessíveis à população (variação do dólar) e a estrutura hospitalar do Hospital São Lucas vem se adequando às necessidades de um procedimento de grande porte, o que permitiu a realização do procedimento, concluiu Dr Ricardo Almeida.