Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Justiça pede a transferência de acusado de participação em chacina em MT que está preso em SP

Ronaldo Dalmoneck foi preso em janeiro deste ano em Ibiúna (SP) ao apresentar nervosismo em uma blitz. Ele é acusado de participação na morte de 9 trabalhadores em Colniza em abril de 2017.

Data: Segunda-feira, 15/04/2019 11:02
Fonte: G1 MT

A Justiça de Mato Grosso solicitou a transferência de um dos acusados de participação na chacina de nove trabalhadores rurais em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, em abril de 2017. Ronaldo Dalmoneck, de 35 anos, foi preso em janeiro deste ano em Ibiúna (SP) ao apresentar nervosismo em uma blitz.

G1 tenta localizar a defesa dele.

O ofício que pede a transferência foi expedido na quinta-feira (11). No pedido, a Justiça solicita que o recambiamento seja feito com urgência e alega que o governo de São Paulo já concordou com a transferência.

Ronaldo é o quarto acusado preso por participação na chacina. Além dele, estão presos Paulo Neves Nogueira, Moisés Ferreira de Souza e Pedro Ramos Nogueira.

Apontado pelo Ministério Público Estadual (MPE) como mandante do crime, Valdelir João de Souza, empresário do ramo madeireiro, é considerado foragido.

A chacina

 

Segundo o MPE, os acusados integram um grupo de extermínio denominado “os encapuzados”, conhecidos na região como matadores de aluguel, sendo contratados para ameaçar e executar pessoas.

A motivação dos crimes seria a extração de recursos naturais da área. Com a morte das vítimas, a intenção do mandante era assustar os moradores e expulsá-los das terras, para que ele pudesse, futuramente, ocupá-las.

Ainda segundo o MPE, o grupo de extermínio percorreu aproximadamente 9 km ao longo da Linha 15, assassinando, com requintes de crueldade, aqueles que encontraram pelo caminho, sem dar chance de fuga ou defesa.

 

Foram mortos:

 

 

  • Izaul Brito dos Santos, de 50 anos
  • Ezequias Santos de Oliveira, 26 anos
  • Samuel Antônio da Cunha, 23 anos
  • Francisco Chaves da Silva, 56 anos
  • Aldo Aparecido Carlini, de 50 anos
  • Edson Alves Antunes, 32 anos
  • Valmir Rangeu do Nascimento, 55 anos
  • Fábio Rodrigues dos Santos, de 37 anos
  • Sebastião Ferreira de Souza, de 57 anos