Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Bombeiros encontram corpo de Barney, cão que trabalhou em Brumadinho e morreu durante buscas em SC

Despedida irá ocorrer durante uma cerimônia na segunda-feira, e depois o animal será cremado.

Data: Segunda-feira, 06/05/2019 09:10
Fonte: G1

O corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, foi encontrado por volta das 11h, deste domingo (5) em um rio de Sangão, no Sul do estado. O animal foi levado pela correnteza após entrar na água durante as buscas por um homem de 60 anos, no Rio Urussanga, em Içara, nesta sexta-feira (3). Ele tinha 2 anos e atuava em resgates na terra e na água. Em fevereiro, participou de resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG).

Os bombeiros vasculharam locais com acúmulo de lixo e galhos de árvores, até que encontraram o cão boiando, preso em galhos de árvores na marginal direita do rio, a aproximadamente 1,5 km do local em que havia submergido. O corpo de Barney foi retirado da água e transportado até Içara.

 

Na sexta-feira, Barney atuava junto de seu tutor na busca de homem de 60 anos desaparecido em Içara. Ao entrar no rio para apontar uma possível vítima, o cão submergiu e não retornou.

Segundo os bombeiros, o homem desapareceu há alguns dias e estava sendo procurado por terra e por drones. Após receberem a informação que a bicicleta deste homem foi vista boiando em um rio da região, as equipes ampliaram os trabalhos de busca e incluíram o cão, botes e mergulhadores. Os esforços seguiram até a noite deste domingo, mas até esta publicação, o homem não havia sido localizado.

 

Rotina de treinamentos e brincadeiras

O animal era um dos dez cachorros que o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina possui para operações.

Segundo o tenente Ian Triska, da comunicação dos bombeiros, Barney teria ficado preso aos entulhos que estavam no rio, e acabou se afogando.

"Foi uma tragédia o que aconteceu. O trabalho do cão nunca é pular na água, nadar, ele late e aponta a área que vai fazer a busca. Mas, cada cão tem um temperamento, ele ficou excitado ao sentir algum odor na água e pulou. Como tinha muita coisa na água, lixo e troncos, ele não conseguiu sair. Inclusive, para ele, fazer uma busca é brincadeira, e acabou ficando preso no lixo. Estamos muito tristes e estamos sentindo muito, pois nós cuidamos muito dos cães”, lamentou Triska.

O labrador tinha uma rotina que envolvia treinamento, mas também reservava espaço para brincadeiras. Ele nasceu no dia 1° de novembro de 2015 e é neto de Ice, o primeiro cão a atuar como salva-vidas em Santa Catarina.