Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Corte de verbas das universidades federais é para "sufocar" oposição à Bolsonaro, diz Wilson.

Data: Quarta-feira, 08/05/2019 16:24
Fonte: VG Notícias

O deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (08.05) que o cortes de verbas anunciado na semana passado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) nas universidades federais, é uma forma de “sufocar” a oposição ao atual Governo

Bolsonaro anunciou corte de 30% do orçamento das universidades federais (como UFMT e IFMT) e que irá investir este dinheiro na Educação Básica.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) de hoje, Wilson Santos disse que a ideia do corte pode ter partido do ideólogo Olavo de Carvalho, apontado pelo deputado como mentor de Bolsonaro.

“Influência do doutor Olavo Carvalho, o mentor da presidente da República. Ele deve ter identificado as universidades federais como um ambiente de resistência ao presidente e a sua ideologia, e tenta sufocar este ambiente. Na minha concepção é um equívoco enorme, sem precedentes”, declarou o parlamentar.

O deputado Paulo Araújo (PP) também criticou o corte no orçamento das universidades e classificou como uma “perseguição política” do Governo Bolsonaro para os partidos e ala que não apoiam o atual presidente.

Ainda segundo ele, o corte irá dificultar o poder de investimentos das instituições e poderá atrapalhar na qualidade do ensino. “Quero propor um desagravo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, por este corte as universidades federais. Isso prejudicará muito a gestão das instituições e pode prejudicar o ensino”, finalizou o deputado.