Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Equipe de servidores do CAPS e pacientes vão para praça falar do Dia da Luta Antimanicomial.

Para que a sociedade conheça o trabalho.

Data: Domingo, 19/05/2019 18:32
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Em Juara a data foi antecipada para esta sexta-feira, 17 de maio, para adequar o horário dos servidores do CAPS e até mesmo,  porque sábado 18, já há  outro evento programado.

Na Praças dos Colonizadores os servidores da  Secretaria Municipal de Saúde lotados no CAPS e os pacientes que recebem atendimento fizeram  uma programação colocando nas árvores gaiolas improvisadas em garrafas pett simbolizando a  liberdade. Participaram do evento, vários sdecretários da Prefeitura Municipal, o prefeirto Carlos Sirena e os vereadores Léo Boy e Ulliane Macarena.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Magali da Silva, o evento é para despertar a atenção da comunidade para a causa de quem sofre com problemas mentais.

“Queremos que a sociedade conheça o que é o CAPS, qual tipo de atendimento que fazemos e dizer que os pacientes precisam, acima de tudo, da compreensão da família, dos amigos, das autoridades. Enfim, aos poucos vamos desmontando esta ideia de manicômio e queremos que todos vivam com tranquilidade e com atendimento perto da família. Esta é a proposta do CAPS” argumentou Magali da Silva, para a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação.

Veja fotos: