Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Tamanduá que foi atropelado é resgatado por bombeiros e passará por tratamento em MT

Segundo os bombeiros, o resgate do tamanduá-bandeira no km 1 da MT-130. O animal estava debilitado e ferido às margens da rodovia.

Data: Terça-feira, 04/06/2019 08:57
Fonte: G1 MT

Um tamanduá-bandeira foi atropelado e resgatado pelo Corpo de Bombeiros nessa segunda-feira (3) no município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Segundo os bombeiros, o resgate do tamanduá-bandeira no km 1 da MT-130. O animal estava debilitado e ferido às margens da rodovia. Aparentemente sofreu um atropelamento.

Após a captura, o animal foi encaminhado até o Batalhão de Polícia Ambiental em Rondonópolis.

Ele passará por tratamento e recuperação para ser devolvido à natureza.

 

Tamanduá

 

Os tamanduás são os únicos mamíferos terrestres que não possuem dentes, os tatus e preguiças possuem dentes incompletos, sem a presença de esmalte. Seu comprimento da cabeça e corpo é de 1 a 1,2 metro.

Só de focinho, são quase 45 centímetros e tem ainda a cauda, com 60 a 90 centímetros. A cauda tem pelos longos que formam uma espécie de bandeira, o que serviu para adjetivação de nome vulgar.

Animal de hábitos diurnos, normalmente vagaroso, mas quando perseguido pode fugir em galope. O famoso abraço de tamanduá, tido como símbolo de traição, é praticamente a única defesa desse animal desajeitado e de visão e audição muito limitadas. O melhor sistema de alerta do tamaduá-bandeira é o olfato, esse sim, apuradíssimo.

Ao pressentir o perigo, ele faz uso de articulações extras e levanta as patas dianteiras, apoiando o peso num tripé formado pelas duas patas traseiras e a cauda. É a posição de defesa, mesmo assim o tamanduá-bandeira suporta certa proximidade com o homem, sobrevivendo em áreas de lavouras e até perto de cidades.