Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

MEC libera recursos e Escola Técnica de Juara poderá retomar as obras de construção.

Anúncio do deputado federal Dr.Leonardo.

Data: Quarta-feira, 12/06/2019 08:46
Fonte: Assessoria dep. fed. Dr. Leonardo..
Oito Escolas Técnicas Estaduais que estão com obras paradas em Mato Grosso receberão recursos orçamentários para a conclusão. A notícia foi recebida nesta terça-feira (10.06) pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade), que vem articulando a liberação dos convênios junto ao Ministério da Educação (MEC) desde que tomou posse na Câmara Federal, em fevereiro deste ano. Serão contemplados os municípios de Cuiabá, Cáceres, Juara, Água Boa, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso e Matupá.
 
“Desde o começo do mandato de deputado estadual, em 2015, fizemos um trabalho intenso junto à Secitec para a retomada das obras de algumas escolas técnicas, mas principalmente pela construção da Escola Técnica Estadual de Cáceres. É um empreendimento muito importante para toda a região porque com mão de obra qualificada podemos melhorar o perfil econômico regional. Por isso, essa obra tem um fator social importantíssimo na geração de empregos”, afirmou Dr. Leonardo.
 
Os convênios entre Governo do Estado e Ministério da Educação para aporte de recurso federal na construção das escolas técnicas estaduais foram assinados em 2008 e 2009. As obras começaram em 2010 e tiveram problemas pela falta de recursos tanto na esfera federal quanto estadual. Em 2015, algumas obras foram retomadas.
 
Como deputado estadual, Dr. Leonardo cobrou reiteradas vezes e garantiu a liberação das verbas oriundas do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Contudo, o Governo Federal não concluiu o aporte de recursos e as obras das escolas foram paralisadas, algumas com mais de 80% já concluídas.
 
Em fevereiro deste ano, o deputado federal Dr. Leonardo encaminhou a demanda à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e cobrou a autorização de empenho e liberação de pagamentos das verbas federais. O mesmo pedido foi feito ao MEC e Fundo Nacional da Educação reiteradas vezes.
 
“Uma das minhas bandeiras de atuação é a educação. Estamos cobrando liberação de recursos do governo e apoiando as ações em prol da educação que é a melhor forma de mudar a vida das pessoas. Precisamos trabalhar para criar novas oportunidades. A educação é o principal instrumento de transformação social. Continuo acompanhando de perto essa demanda. E estar na inauguração dessas Escolas Técnicas será uma grande vitória para Mato Grosso”, finalizou o deputado federal.