Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeito de Sapezal (MT) defende exploração de terras indígenas para turismo e agricultura

Valcir Casagrande (PSL) foi entrevistado no quadro Papo das 6h, do Bom Dia MT, nesta quarta-feira (19). Segundo ele, um projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Funai.

Data: Quarta-feira, 19/06/2019 15:42
Fonte: G1 MT

O prefeito de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, Valcir Casagrande (PSL), defende a exploração de terras indígenas na região do município para o turismo e agricultura. O chefe do Executivo foi entrevistado no quadro Papo das 6h, do Bom Dia MT, nesta quarta-feira (19).

“Estamos trabalhando, entramos em contato com a Funai para legalizar essa situação. Se acontece um acidente lá dentro, por exemplo, quem vai socorrer? Deve haver toda uma estrutura para trabalhar com o turismo”, explicou

Para iniciar a exploração, segundo o prefeito, um projeto está sendo desenvolvido e deve ser apresentado.

“Sou a favor dessa exploração, porque os índios também precisam viver não podem depender só do governo. Para isso, porém, é preciso um projeto bem-feito, porque a prefeitura não pode chegar e tentar explorar na marra”, completou.

De acordo com o prefeito, o município já recebeu uma visita de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar sobre o assunto.

“Temos que tratar com cautela, estamos fazendo esse projeto em contato com a Funai, que já fez uma visita na semana passada”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o município é parceiro dos índios no projeto para a exploração da área.

“Nossos índios são muito tranquilos para mexer com eles. Estão bem a frente do tempo. Eles têm advogado e sabem o que querem. É muito fácil de trabalhar com eles. Já tem plantação nas aldeias e não querem deixar. Sou a favor que eles plantem, as aldeias não têm mais pesca, caça. É preciso ter a própria sobrevivência e não viver de migalhas que os outros dão”, declarou.