Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Depois de 2 mortes confirmadas, 30 mil doses contra H1N1 chegam em Rondonópolis (MT)

Segunda etapa de vacinação segue até sábado (3) em todas as unidades de saúde do município.

Data: Quinta-feira, 01/08/2019 21:40
Fonte: G1 MT

Após a confirmação de duas mortes por H1N1, em Rondonópolis, a 239 km de Cuiabá, o Ministério da Saúde encaminhou 30 mil doses de vacina contra a doença, para abastecer os postos de saúde da cidade.

Com a chegada das doses, a Secretaria Municipal de Saúde começou a segunda etapa de vacinação que vai até o próximo sábado (3).

Essa etapa segue os moldes da campanha anterior. Primeiro serão vacinados os grupos prioritários. As doses que sobrarem serão disponibilizadas para todos os públicos, no sábado.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, o horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. A prefeitura informou que a vacinação é destinada apenas para moradores da cidade.

A aposentada Maria Dantas Conceição não tomava a vacina há cinco anos, mas depois que soube mortes, ela decidiu procurar uma unidade de saúde e se imunizar.

 

"Minhas irmãs mais novas todas estão se vacinando e só eu que não fazia. Então acabei ficando com medo e resolvi me vacinar”, disse Maria.

 

Para o grupo prioritário podem receber a dose crianças de até 6 anos de idade, idosos, gestantes e mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias, estudantes com estágio trabalhando na área de saúde e profissionais das forças de segurança pública.

Casos confirmados

 

Mato Grosso registrou 14 mortes por H1N1, segundo dados do boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgado em julho. O levantamento leva em consideração os casos confirmados até a 28ª semana deste ano.

Em Cuiabá foi registrado o maior número de mortes, cinco casos. Os óbitos também foram registrados nos municípios de Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Pedra Preta, Poconé, Rondonópolis, Sinop, Terra Nova do Norte, Várzea Grande.