Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Estudante de Cuiabá vai representar o Brasil em competição sobre construção civil na Rússia

O evento vai ser realizado entre os dias 22 a 27 de agosto no Centro Internacional de Exposições na cidade de Kazan.

Data: Terça-feira, 20/08/2019 14:07
Fonte: G1 MT

Um cuiabano de 20 anos irá participar da Worldskills, uma competição mundial de educação profissional, em Kazan, na Rússia. Brumell Rodrigues dos Anjos irá representar o Brasil na modalidade de Construção de Estruturas para Concreto neste mês. O jovem é estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na capital.

Os jovens qualificados são selecionados a partir de competições nacionais de educação profissional realizadas nos próprios países de origem e que participam. São olimpíadas nacionais e regionais, e através dessas competições educacionais são escolhidos estudantes capacitados para participar da competição mundial.

Ao G1, o estudando contou que está se preparando desde novembro de 2017. A primeira competição da qual participou foi estadual, onde competiu contra os colegas e alunos do próprio curso. No ano passado, participou da Olimpíada do Conhecimento, que é uma etapa nacional e conquistou o primeiro lugar.

Em agosto de 2018, o jovem estudante conquistou a medalha de ouro na competição nacional e também a vaga para etapa mundial, integrando assim, a delegação brasileira. A competição terá várias categorias e Brumell competirá na modalidade de construções à base do material concreto.

“Comecei a estudar na instituição aos 16 anos para crescer profissionalmente, mas não imaginei que chegaria tão longe”, disse Brumell.

O jovem disse que pretende dar aulas na instituição e treinar outros alunos. Também tem planos de cursar a faculdade de engenharia civil para ter condições financeiras de ajudar a família.

A preparação para o mundial começou no dia 14 de janeiro deste ano. Brumell e a equipe de brasileiros composta por 62 competidores treinam em Brasília para o torneio mundial. O evento vai ser realizado entre os dias 22 a 27 de agosto no Centro Internacional de Exposições na Rússia.

O treinamento dura em média 10 horas por dia. Ele conta que enxergou resultados rapidamente devido ao desempenho da equipe e a dedicação no projeto. Brumell disse que conseguiu notar rapidamente que os resultados apareceram.

Esta é a 45ª edição da competição mundial que é realizada a cada dois anos e reúne os melhores estudantes de instituições de ensino das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul. Os competidores vão disputar medalhas em várias modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

Na última edição do Worldskills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a delegação brasileira participou com uma equipe formada por 56 jovens profissionais. Em 2015 a competição mundial foi realizada no Brasil, a primeira a acontecer na América Latina.

A delegação brasileira conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas, acumulando o número recorde de 27 medalhas.

Foram 11 de ouro, 10 de prata e seis de bronze, além de 18 certificados de excelência, que foram concedidos aos competidores com alta pontuação, mas que não atingiram o pódio. Aconteceu em São Paulo e foi a melhor colocação brasileira na história do evento, superando o vice-campeonato conquistado na Inglaterra, em 2011.

Brumell viaja no domingo (18) para a Rússia. Na modalidade que vai competir, ele irá participar em dupla, e o parceiro dele, Lucas Rodrigues Vigiano tem 21 anos e é de Minas Gerais (MG).

Torneio mundial

 

A Worldskills é a maior competição de educação profissional do mundo e reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul para disputar medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. As modalidades tem apenas a participação de um representante de cada país, sendo uma pessoa ou uma equipe.

O evento acontece há mais de 65 anos. Na competição mundial, os três competidores que conseguirem ficar nas três primeiras colocações de cada uma das modalidades, vão receber medalhas de ouro, prata e bronze. Aqueles que conseguem pontuar acima da média recebem medalha de excelência.

 

Além disso, o competidor que obtiver a maior nota entre todos e todas as modalidades, como premiação e reconhecimento, recebe o prêmio Albert Vidal, oferecido pelo a organização desde 1995, que homenageia o fundador da organização do Worldskills Internacional.