Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Corpo de Bombeiros recebe de 30 a 40 chamados por dia para combater queimadas em MT, diz comandante

Dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 22 têm unidades dos bombeiros. Número de focos de calor registrados foi 80% maior do que o mesmo período do ano passado.

Data: Quinta-feira, 22/08/2019 13:34
Fonte: G1 MT

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso tem recebido uma média de 30 a 40 chamados por dia para combater queimadas em diversas regiões do estado, segundo o comandante dos bombeiros, Alessandro Borges.

Alessandro destacou que cada ocorrência demora de 30 minutos a 1 hora para ser finalizada, variando conforme a proporção do fogo.

Atualmente, das 141 cidades de Mato Grosso, apenas 22 têm unidades dos bombeiros.

“Conseguimos atender 65% da população, mas, nesse período, temos equipes volantes para circular em todos os pontos do estado. Nossa prioridade é atender as ocorrências que tragam riscos aos patrimônios e à vida”, ressaltou.

Segundo o comandante, a baixa umidade relativa do ar, a grande massa de vegetação seca e a falta de colaboração da população têm provocado o aumento nos índices de queimadas no estado.

“É dever do estado cuidar do meio ambiente, mas também é obrigação de todos preservar. Se as pessoas cuidassem mais de suas regiões não teríamos esse alto índice”, avaliou.

De janeiro até a primeira quinzena deste mês, o número de focos de calor registrados foi 80% maior do que o mesmo período do ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros e a ONG Instituto Cento de Vida.

O comandante disse que as queimadas durante o período de estiagem já viraram ‘tradição’ para a população mato-grossense.

“Antigamente, tinha espaço entre a população, então eles limpavam os quintais e ateavam fogo, mas a cidade cresceu, se edificou. Com isso, o clima esquentou e se todos queimarem a qualidade de vida fica prejudicada”, disse.

Segundo Alessandro, nessa quarta-feira (21), equipes do Corpo de Bombeiros sobrevoaram várias regiões do estado e concluíram que a maior concentração de fumaça está localizada na baixada cuiabana.