Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Acadêmicos da AJES/Juara desenvolvem projeto de extensão "De Olho Na Hanseníase".

Bairro visitado foi o Santa Cruz.

Data: Quinta-feira, 22/08/2019 16:18
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

Os acadêmicos da Faculdade AJES/Juara, através dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia tomaram as ruas do Bairro Santa Cruz e visitaram casa por casa dos moradores, pelo projeto de Extensão Multidisciplinar, denominado “De Olho Na Hanseníase”.

O trabalho de campo foi executado nesta quarta-feira, 21 de agosto, aonde os acadêmicos chegavam à casa de cada família para falarem sobre saúde e principalmente sobre a Hansen, que avança na Região Centro-Oeste e tem no Mato Grosso, alto índice de infectados e também com muitos casos registrados em Juara.

“Para a AJES, a produção de conhecimento e a formação dos futuros profissionais da área de saúde se faz assim, teoria aliada à prática. Firmamos parceria com a UBS aqui do bairro e nossos acadêmicos estão bem focados neste propósito” declarou Diógenes Lopes, professor e coordenador da Faculdade AJES.

A professora Maria Eduarda de Lima, do curso de Fisioterapia destacou o empenho de cada acadêmico nesta iniciativa de extensão, colocando em prática, aquilo que aprendem em sala de aula.

Por sua vez, Marlene Barbosa, coordenadora da UBS do Bairro Santa Cruz declarou que a pesquisa que a AJES e seus alunos estão fazendo com as famílias no bairro vai ajudar muito para que as pessoas venham ao posto de saúde em busca de mais informações, exames, tratamento e medicação sobre a Hanseníase.

“Tem gente que não procura atendimento por se sentir discriminada. Com a visita que os estudantes fizeram de casa em casa, as famílias sentiram o calor humano de cada um e certamente este tabu vai sendo quebrado e as pessoas podem se abrir mais e falar sobre a doença. Ela tem cura, ela tem medicação gratuita e a pesquisa dos acadêmicos da AJES também nos encoraja para diminuir os números da Hanseníase em nossa cidade. Todos os bairros precisam receber estas ações da Faculdade AJES” afirmou Marlene Barbosa.

A Hanseníase, antigamente conhecida como lepra é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae e afeta, principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.  Seus sintomas são manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

A bactéria se propaga por gotículas respiratórias no ar, através da tosse ou do espirro e pode ser curada de 06 a 12 meses de acordo com orientações médicas e medicação adequada disponível em todos os postos de saúde.

Veja vídeo e fotos: