Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

"Queimadas já foram mais intensas em anos anteriores" escreve ex-prefeito Priminho Riva.

Juara conhece bem esta situação.

Data: Segunda-feira, 02/09/2019 10:46
Fonte: Priminho Riva.

Caros amigos. Sei que vocês estão tendo uma chuva de informações sobre a Amazônia na questão de queimadas, desmatamentos, retirada ilegal de madeiras, garimpos e etc. na verdade, isso não passa de desinformação, pois são pessoas sem escrúpulos que usam os meios de comunicação para tumultuar o atual governo.

Nós conhecemos essa região há mais de 40 anos e sabemos que já foi pior nos anos 80, 90 e início de 2000.  Nos meses de seca não se via nada, isso de dia, de noite muito pior; a fumaça tomava conta de tudo, o que não acontece hoje, pois o grau de visibilidade é muito maior, os incêndios são mais raros e existem pela irresponsabilidade de pessoas que não tem comprometimento com a nossa região, ou por ganância. Isso dá margem para esses propagadores de má informação criar notícias e encher a cabeça daqueles mal informados.

Agora viemos para cá para desmatar 80% das áreas adquiridas, com incentivo do Governo Federal, daí a pouco para 50%, mais para frente 20%. Como fica a vida de quem tinha tudo programado em suas cabeças, desde a saída de sua terra natal aos dias de hoje? Quem vai pagar para que os proprietários de áreas na região Amazônica preservem a mata de pé? Porque ONGs têm que receber dinheiro para preservar a Amazônia e não o próprio dono? Que será um dinheiro muito melhor investido, porque ele mesmo vai gerenciar sua área para que não seja queimada, derrubada ou explorada de maneira irregular?

Falam tudo mais não falam que tem de respeitar o ser humano que mora aqui e ajuda a sustentar o restante do País e exportar nossos produtos para todo mundo gerando riquezas para o Brasil. Queira Deus até que o presidente Jair Bolsonaro enxergue isso, até acredito que ele está no caminho certo, porém vai ser uma grande luta e que precisa do apoio não só nosso que estamos no meio dessa bagunça toda, mas de todo povo brasileiro.

Quanto a degradação da floresta, isso já foi muito maior. É questão de tempo para tudo ser esclarecido, penso que a questão mais grave é a mineral, devido ao nosso subsolo estar nas mãos das grandes corporações multinacionais, que requereram 90% das áreas com incidências de minério, impossibilitando qualquer empresa brasileira ou pequenos garimpeiros explorarem essas áreas, inclusive áreas indígenas que estão sendo exploradas inadequadamente por grupos estrangeiros e a conta recai sobre nós brasileiros.

Alguns poucos, em busca da sobrevivência aceitam as migalhas desses grupos internacionais.

Priminho Riva.

Jornalista DRT/MT 926