Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ventos derrubam postes e suinocultores ficam sem energia elétrica em Sorriso

Data: Terça-feira, 24/09/2019 13:18
Fonte: Só Noticias

Ao menos 20 postes foram derrubados às margens da estrada Celeste, no setor rural em uma região a acerca de 20 quilômetros do centro de Sorriso. Com isso, deixou diversas propriedades sem energia elétrica prejudicando as granjas de criação de suínos desde o final de semana. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Itamar Antônio Canossa, os animais estão sendo mantido com geradores próprios.

“Estamos preocupados. Temos a criação de animais precisando de água e climatização. Estamos desde de domingo nessa situação. É um prejuízo certo. Se os animais não receberem água e alimentação na hora certa começam a perde peso e acabam morrendo. Vamos fazendo alguns paliativos, mas não é da mesma forma se tivermos energia”, afirmou o presidente.

Os prejuízos passam dos R$ 5 mil por dia. “Nessa linha, são 4 granjas com produção de 7 mil porcos. Algumas granjas são automatizadas com sistemas fechados. Dessa forma, é jogado no chão e os amimais não comem a ração. A geração própria de energia não é suficiente. São ao menos R$ 5 mil de prejuízo por dia somente nessas granjas se calcularmos o peso que esses animais estão deixando de ganhar”.

Canossa explicou ainda que a concessionária responsável pelo fornecimento de energia já foi comunicada, mas até o momento, não foram ao local para iniciar os reparos e colocação dos postes. Também não há prazo para que isso ocorra.

Conforme Só Notícias já informou,  a estação meteorológica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Sorriso registou ventos de 51 quilômetros por hora. Os ventos acompanhados de um chuva rápida de ao menos 20 minutos foram suficientes para causar diversos prejuízos no município. Algumas árvores e postes na região central da cidade caíram. Diversos bairros como Bom Jesus, Industrial, São Matheus, Santa Maria e parte do centro ficaram sem energia elétrica após explosão de transformadores.

Em Lucas do Rio Verde os ventos fortes causaram prejuízos. Ao menos seis postes caíram às margens da rodovia estadual MT-449. A região ficou sem energia elétrica. Além disso, algumas residências e edificações comerciais na mesma região foram destelhados. O portal da Fundação Rio Verde também foi danificado.

Em Sinop, diversos moradores tiveram prejuízos com os fortes ventos e chuva de granizo que caiu ontem, no final da tarde. Apenas no bairro Jardim Califórnia mais de 10 residências foram destelhadas e outras ficaram quebradas. Na rua Projetada 3, parte de um muro caiu e atingiu um veículo GM Agile preto que ficou com o para-brisa trincado, lateral danificada e retrovisor quebrado. Na mesma rua, 12 telhas de 5 milímetros foram arrancadas. No imóvel da frente, duas partes laterais do muro caíram.