Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Pegadas que podem ser de animal pré-histórico são identificadas em Poxoréo (MT)

Mais de 100 marcas foram encontradas e medem de 15 a 20 centímetros, cada uma. Pesquisadores já estiveram no provável sítio arqueológico para investigar o local.

Data: Sexta-feira, 04/10/2019 14:49
Fonte: G1 MT

Possíveis pegadas de animal pré-histórico foram encontradas na zona rural do município de Poxoréo, a 259 km de Cuiabá. No mês passado, pesquisadores visitaram o provável sítio arqueológico.

No local, que fica dentro de uma propriedade rural, foram identificadas 107 pegadas que medem de 15 a 20 centímetros, cada uma. De acordo com os pesquisadores, as marcas indicam ser de um animal que viveu há, pelo menos, 80 milhões de anos.

As marcas estão em uma rocha de arenito e indicam um movimento de subida. A hipótese de que o local realmente é um sítio arqueológico só pode ser confirmada após um amplo estudo científico.

No levantamento realizado em setembro, os registros foram avaliados, medidos e amostras da rocha foram coletadas. Todo o material foi encaminhado para um laboratório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Geólogos e paleontólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de São Paulo (USP) demostraram interesse em conduzir os estudos e também devem visitar o local.

Para o professor Renato Silva, essa descoberta tem tudo para ser algo promissor, que enriquecerá as pesquisas sobre animais pré-históricos no país. A confirmação do sítio arqueológico também poderá contribuir com o turismo e a economia na região.