Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Solo plano e clima estável em MT atraem produtores de outros estados

As plantações são programadas conforme os períodos de seca e chuva que variam durante o ano.

Data: Sexta-feira, 18/10/2019 10:37
Fonte: G1 MT

A estabilidade do clima e a terra plana de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, conhecido também como Chapadão do Parecis, têm atraído produtores de outros estados, que deixam a terra natal para investir na agricultura mato-grossense.

O produtor rural Sérgio Stefanello é natural do Rio Grande do Sul, já morou na Bahia e, atualmente, vive em Mato Grosso.

Segundo Sérgio, o clima e o solo de Campo Novo do Parecis são favoráveis para a produção de diversas culturas. Ele, por exemplo, cultiva o milho pipoca, girassol, gergelim, feijão e soja.

“Planto um pouco em Santarém (BA), que é perto do Rio Amazonas, mas, por incrível que pareça, lá não tem a regularidade que tem aqui no Chapadão. Aqui o clima é mais regular, o solo é mais plano, então isso faz com que a agricultura seja muito mais fácil”, ressaltou.

Segundo Sérgio, as plantações são programadas conforme os períodos de seca e chuva que variam durante o ano.

“Todo ano [o ciclo] repete. Quando é época de chuva, chove mesmo. Já na época que vai parar, para. Raramente ele não repete a condição anterior, então o Chapadão do Parecis tem uma história de desenvolvimento de sucesso e essa história de forma exponencial vai crescer”, disse.

O produtor ressaltou que, além do conhecimento, o clima é o segredo para o sucesso de diversas culturas existentes em Mato Grosso.

 

“O grande segredo, principalmente da nossa região, é a estabilidade de clima. O clima para nós é uma coisa impressionante, inacreditável. Parecis é plano e o clima é definido. Hoje essa região é a minha casa, meu coração, meu tudo”, declarou.

 

Sérgio contou que toda a família dele trabalha com agricultura e que isso foi passado de geração em geração.

“Comecei a trabalhar desde pequeno, fiz agronomia, estudei. Nas crises, esse conhecimento que eu tenho, me ajudou muito. Então foi alinhar o conhecimento ao clima de Campo Novo para vencer os desafios. Campo Novo do Parecis é o nosso espetáculo”, ressaltou.