Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Taques bloqueia dinheiro do Estado para carnaval.

Assembleia é contra.

Data: Quinta-feira, 18/01/2018 06:55
Fonte: Folhamax

O governador Pedro Taques, em um comunicado ao presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), Eduardo Botelho (PSB), avisou que não irá pagar emendas que tenham como destino patrocínios ao Carnaval deste ano. Segundo o chefe do executivo estadual, o motivo é a grave crise financeira que atravessa o Estado atualmente.

Os recursos para as festas do Carnaval são oriundos de emendas parlamentares. Cada deputado tem direito a R$ 5,7 milhões em emendas. Deste valor, pelo menos 6,5% devem ser aplicados em Cultura, o que engloba as festividades do Carnaval.

Todavia, alegando crise financeira, o governador anunciou que não irá pagar emendas destinadas a "folia de Momo". “Uso do presente expediente para comunicar a Vossa Excelência que, em razão da grave crise financeira que assola a macroeconomia em caráter nacional e seus reflexos no âmbito estadual, no ano de 2018, não será possível ao Poder Executivo prestar auxílio financeiro para a realização das festividades de Carnaval”, diz o texto.

Ainda no texto, o chefe do executivo estadual afirma que a opção foi feita tendo em vista de que “é necessário fazer escolhas orçamentárias responsáveis e priorizar a continua execução de outros serviços públicos que também constituem direitos sociais fundamentais dos cidadãos, em benefício de todos os mato-grossenses”

Faltando pouco menos de um mês para os festejos de Momo, os parlamentares ficam sem um de seus principais palanques em anos eleitorais, como o de 2018. Muitos esperavam o Carnaval para terem os nomes anunciados nos palanques, principalmente no interior do estado.

Ao comunicar o corte nas emendas, o governador já se desculpa previamente com os deputados e diz ‘contar com a compreensão deles’. “Os esforços para a recuperação da economia no Estado de Mato Grosso tem contado com a inarredável contribuição da Assembleia Legislativa como a aprovação da Emenda que institui o Regime de Recuperação Fiscal, também conhecida como Teto dos Gastos, de modo que são certos a compreensão e o apoio dos nobres parlamentares”, diz Taques na mensagem.

Taques não sinalizou se os cortes nas emendas para o Carnaval serão "compensados" em outros setores.

DESRESPEITO

A situação não foi bem recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB). Segundo ele, o não pagamento das emendas afeta a liberdade dos parlamentares em fazer as indicações.

"Sou contra essa decisão. O percentual de indicações para Cultura já é pequeno e tem também outros eventos regionais que tem emendas parlamentares, como festivais de Pesca e a Cavalhada de Poconé", colocou.