Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeito busca alternativas para a bacia leiteira de Novo Horizonte do Norte.

Leite deve ser entregue para a COOPERNOVA.

Data: Terça-feira, 27/03/2018 16:48
Fonte: Assessoria/Prefeitura/Novo H. do Norte.

Após produtores de leite do município de Novo Horizonte do Norte, buscarem apoio junto ao prefeito Silvano Pereira Neves (PSD), visando obter o melhor preço e estabilidade na comercialização do leite, o prefeito está buscando alternativas para fortalecer a agricultura familiar do município, especificamente sobre a cadeia produtiva do leite. 

Com esse objetivo, foi realizada na tarde de sábado, 24 de março na Comunidade Santa Izabel, reunião com a presença de em torno de 70 produtores de leite do município.

Além do prefeito Silvano Pereira Neves (PSD) e vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Zé Nilton de Brito (MDB), estiveram na reunião, o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Novo Horizonte do Norte (COOPERNONTE), Carlos Mesnerovicz (Cafemil), vereadora Maria aparecida Gorges (PR), engenheira agrônoma Laurinda Mara, médico veterinário Renan Tartari e o técnico agropecuário Cristiano Mesnerovicz.

Em sua fala, o vice-prefeito Zé Nilton apresentou através de documentário, os trabalhos executados na Secretaria de Agricultura nesta gestão, destacando a Unidade de Referência Tecnológica (URT), implantada na propriedade do senhor Plácido Umberlino na Santa Izabel, que servirá como exemplo para os demais produtores implantarem em suas propriedades, sendo que URT é um recurso da Programa Pró-leite, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), sobre o comando do Secretário Suelme Fernandes.

Em seguida, o médico veterinário Renan Tartari, apresentou em números os avanços que os produtores de leite terão com a implantação da URT, com o melhoramento da pastagem e do rebanho leiteiro. Renan, enfatizou que, somente com a troca de pastagem, aumentará em 32% da produção com as mesmas vacas, podendo o lucro ser maior, se houver o melhoramento genético do rebanho.

O produtor tem 09 vacas em lactação que antes dava 72 litros de leite e, somente com a nova pastagem, as mesmas vacas já produzem 94 litros de leite um aumento de 22 litros.

O valor investido foi pouco mais de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais) oriundo do programa, com R$ 1.900 (um mil e novecentos reais), como contrapartida da prefeitura.

Tanto o Prefeito Silvano, como presidente da Coopernonte Carlos Cafemil, foram unânimes, em falar da importância dos produtores estarem entregando o leite para a Coopernova de Terra Nova do Norte, tendo em vista, a valorização do preço do leite, além de outros benefícios futuros, com a possível reabertura do laticínio.

Após a fala das autoridades, por aclamação, os produtores de forma unânime, concordaram em entregar o leite a Coopernova. 

Com isso, representantes dos produtores e da Coopernonte, com apoio da prefeitura do município, estarão se reunindo com diretores da Coopernova para discutirem sobre a logística, redimensionamento ou aquisição de novos resfriadores e, por fim, definição sobre o início da coleta.

“Em nossa administração, estamos trabalhando para melhorar o município em todas as áreas. O fortalecimento da agricultura familiar está entre as prioridades. Com isso, estamos buscando alternativas para que o nosso produtor seja valorizado”, destacou o prefeito Silvano Pereira Neves.

No final da reunião, os produtores visitaram a propriedade para conhecerem a URT, onde puderam confirmar na prática, os dados apresentados pelo médico veterinário Renan Tartari.