Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Indígenas de Juara conhecem o projeto Pacto das Águas patrocinado pela Petrobras.

Apoio as cadeias produtivas da castanha e da borracha.

Data: Quarta-feira, 28/03/2018 16:31
Fonte: Matiz Caboclo Comunicação

A Associação Pacto das Águas iniciou um novo projeto de apoio às comunidades indígenas e extrativistas do noroeste de Mato Grosso. Com patrocínio da Petrobras, a organização vai trabalhar, nos próximos dois anos, no fortalecimento das cadeias de castanha-do-brasil e borracha natural.

Durante todo o mês de março, a equipe técnica do Pacto das Águas promoveu reuniões de apresentação e planejamento do novo projeto junto às comunidades da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e aldeias das terras indígenas do Escondido e Japuíra.

Na Guariba Roosevelt, as reuniões contaram com a participação de mais de 55 pessoas na comunidade São Lázaro, Rio Guariba; e outras 32 pessoas na comunidade São Francisco, Rio Roosevelt. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) também participaram das reuniões.

Na Terra Indígena do Escondido, a equipe se reuniu com 17 lideranças na Aldeia Babaçuzal, em Cotriguaçu. Em Juara, os técnicos também apresentaram o projeto para 45 indígenas da Terra Indígena Japuíra, incluindo caciques e lideranças.

“Nós trabalhamos para que os produtos da sociobiodiversidade sejam uma alternativa viável de geração de renda a partir da floresta em pé para os povos indígenas e tradicionais na Amazônia”, aponta Emerson de Oliveira Jesus, coordenador do projeto.

Renovação

O projeto dá continuidade às atividades desenvolvidas com patrocínio da Petrobras e vai apoiar o aprimoramento das boas práticas de coleta e armazenamento, fortalecer a cadeia da borracha natural, apoiar o mapeamento de novos castanhais e trabalhar com o fortalecimento da gestão das associações de extrativistas e indígenas. Atividades de educação ambiental também estão programadas para o período de duração do projeto.

“A renovação  do projeto é  importante porque demonstra que a Associação Pacto das Águas adquiriu credibilidade junto à Petrobras” avalia Everson Dutra dos Santos, coordenador Interinstitucional da organização.

Everson, que também é representante do Conselho Nacional dos Seringueiros em Mato Grosso, aponta que, com esta renovação, será possível não só consolidar as atividades iniciadas no projeto anterior, como também desenvolver novas, trazendo outros elementos para contribuir na gestão  territorial e ambiental das áreas onde a organização atual. “Esta renovação é, para nós, um certificado  de que estamos no caminho certo  para a geração de renda de forma sustentável”.

Serão envolvidos no projeto indígenas distribuídos em 15 aldeias das duas terras indígenas, Japuíra e Escondido. Na Reserva serão envolvidos extrativistas de 38 colocações, distribuídas por 3 comunidades. Juntas essas áreas somam mais de 485 mil hectares de áreas protegidas, produzem anualmente 150 toneladas de castanha-do-brasil e 12 toneladas de borracha natural.

O Projeto Pacto das Águas é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo geral promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.