Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Encontro no Museu de História Natural de Cuiabá busca interação entre não-indígenas e indígenas

Com o tema "Saberes sustentáveis dos povos indígenas", evento é realizado entre terça-feira (17) e quinta-feira (19).

Data: Terça-feira, 17/04/2018 16:17
Fonte: G1 MT

O Museu de História Natural de Mato Grosso, antigo Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, na Avenida Beira Rio, em Cuiabá, sedia o 9° Encontro Indígena, com o tema "Saberes sustentáveis dos povos indígenas", entre esta terça-feira (17) e quinta-feira (19), data em que comemora-se o Dia do Índio.

O evento é promovido pela Casa Dom Aquino em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e tem, entre as atrações, danças, artesanato, mesas redondas, pajelança, gastronomia, costumes e tradições.

A entrada custa R$ 5 e 1 kg de alimento não perecível.

Todos os dias, o evento é realizado entre 8h e 19h e é recomendado para todos os públicos.

O encontro busca promover a interação entre não-indígenas e indígenas do estado de Mato Grosso, valorizando a troca de saberes com atividades culturais.

Nesta terça-feira (17), houve palestra com o cacique Rony Paresi, mesa redonda, apresentação cultural, oficinas de pintura corporal, danças, jogos e brincadeiras indígenas.

Na quarta-feira (18), a programação começa com a Mesa Redonda com o tema "Povos indígenas: Quem somos e como somos na atualidade" (8h). Em seguida, oficinas de pintura corporal, danças, jogos e brincadeiras indígenas (9h15). À tarde, Mesa Redonda (13h30); apresentação cultural, oficina de pintura corporal (15h30). Para encerrar, noite cultural indígena com cantos, danças, pajelança e gastronomia (19h).

No Dia do Índio (19), a programação começa com a Mesa Redonda ”Povos Indígenas: Quem somos e como somos na atualidade" (8h). Em seguida, oficina de pintura corporal (9h15). À tarde, Mesa Redonda (13h30), apresentação cultural, oficina de pintura corporal (15h30) e o encerramento do evento (17h).