Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Programa AMPLITUDE RURAL gravou as emoções da Prova do Laço Comprido em Novo H. do Norte.

O programa vai ao ar todos os domingos.

Data: Segunda-feira, 21/05/2018 11:39
Fonte: RECORDTV/Juara - Paulo Becker

A IX edição da prova Laço Comprido aconteceu neste final de semana no Clube do Laço Seringal, em Novo Horizonte do Norte.

O evento reuniu laçadores apaixonados por esta modalidade esportiva de Aripuanã, Colniza, Juina, Juara, Porto dos Gaúchos e de Novo Horizonte do Norte e teve a narração do locutor de rodeios, Zé Feroz.

Muita gente foi prestigiar o evento que teve escolha da rainha, musa do laço, princesa do laço, garoto do laço e cowboy do laço.

O evento reuniu muitas famílias e que foram servidas com farto almoço embaixo de uma plantação de seringal, com sombra exuberante para o conforto de todos.

Nossa reportagem conheceu o laçador de Aripuanã, chamado de ‘Lobo’, veterano na prova do laço comprido e que já ganhou prêmios quando da realização da primeira prova, há 9 anos.

“É privilégio voltar aqui em Novo Horizonte e ver que a prova do laço comprido está se fortalecendo cada dia mais. Já participo de todas as edições e cumprimento os organizadores pelo evento. É uma festa familiar e bem arrumada que eu gosto de participar” disse o laçador.

Paulo Ricardo, presidente do Clube do Laço Seringal declarou que a festa superou as expectativas. “Choveu bastante no sábado, mesmo assim nada tirou o brilho do evento, muita gente permaneceu firme aqui conosco. Agradeço a presença de todos os apaixonados pelo laço comprido.

Habilidade, equilíbrio, bom relacionamento com o cavalo e inteligência são pré-requisitos para a prática da prova esportiva Laço Comprido. Também conhecida como Tiro de Laço no Rio Grande do Sul, ela é importante em rodeio e se torna cada vez mais popular no Brasil. Nessa competição, o boi é solto a frente do participante que fica montado no cavalo.

Técnica e habilidade

Para que o peão e o cavalo estejam em sintonia e façam bem a prova é importante ter algum treino em montaria. Prática em laço no vitelo também pode ajudar. O período de um ano é ideal para que o cavalo se acostume e se torne um esportista.

O início da história

Os registros mostram que a primeira competição esporte Laço Comprido ocorreu na cidade de Esmeralda, no estado do Rio Grande do Sul, na década de 50. Atualmente, é comum encontrar esse tipo de prova nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Expressão artística

Em 2016, foi sancionada a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. Inserido nesse cenário estão todas as expressões artístico-culturais que fazem parte dessas manifestações. São algumas delas as provas do laço comprido,  Team Penning e Work Penning, Queima do Alho e outras. Também estão incluídas músicas de raiz e as representações folclóricas. Para defender a lei, usam-se outros argumentos além da manifestação cultural. Como a geração de emprego e mais questões econômicas, por exemplo.

Todos os detalhes da prova do laço comprido serão apresentados no Programa AMPLITUDE RURAL, jornalístico voltado para as coisas do campo, na RecordTV/Guarantã, RecordTV/Juina e RecordTV/Juara e ainda pelas Rádios Meridonal FM/Juina e Amplitude FM/Juara.