Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Realizado com sucesso a III semana da Enfermagem - Ajes de Guarantã do Norte

O evento envolveu os acadêmicos do Curso de Enfermagem e professores das faculdades de Guarantã do Norte, Juara e Juína.

Data: Segunda-feira, 21/05/2018 18:48
Fonte: James Dean/TV Guarantã

A III Semana da Enfermagem sediada na Faculdade Ajes de Guarantã do Norte teve a sua abertura na última quinta-feira 17 e prosseguiu nos dias 18 e 19/05 com muito entusiasmo por parte dos alunos. O evento envolveu os acadêmicos do Curso de Enfermagem e professores das faculdades de Guarantã do Norte, Juara e Juína. A programação em geral foi formada por oficinas, palestras, dinâmica, teatros e apresentações culturais. Os temas centrais do evento, foram Inclusão Social e Tecnologia da Enfermagem.

No primeiro dia as 14:00hs os estudantes participaram das primeiras oficinas: ‘Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE’, conduzida pela Professora Especializada Luciana Vargas e ‘Interpretações de Exames Laboratoriais’, conduzido pelo Professor Dr. Tharsus Dias Takeuti, ambos de Guarantã do Norte.

Logo após às 19:00hs o auditório ficou totalmente lotado para a abertura oficial que contou com a presença de alunos, convidados e autoridades como a Secretária Municipal de Saúde Tatiane Aranda, Secretário de Administração Eugênio Cafone, Cacique Megaron Txucarramãe uma das mais importantes lideranças Kayapó da Terra Indígena do Xingu que veio representando o líder indígena Cacique Raoni, dentre outras personalidades. O Hino Nacional Brasileiro foi proferido através da belíssima apresentação da Banda Municipal Raça Leal.

O Diretor Geral da Faculdade Ajes Clodis Antônio Menegaz, não pode estar presente, porém, através de um vídeo, enfatizou a sua mensagem a todos os presentes.

Todos foram agraciados com uma belíssima peça teatral apresentada pelos estudantes de enfermagem do VI Termo de Guarantã do Norte, a peça abordou a história da enfermagem no país por meio da história de Ana Neri – figura importante da enfermagem do Brasil.

No segundo dia as 14:00hs houve as oficinas de ‘exames Físicos no Adulto’ através do Professor Msc. Victor Caué Lopes – Ajes de Juína, ‘Interpretação de Eletrocardiograma’ conduzida pela Professora Msc. Fabiana Rezer de Guarantã do Norte e ‘Evolução e Anotação de Enfermagem’ proferida pela Professora Msc Leila Jussara de Juína.

Logo mais à noite, os alunos da Apae de Guarantã do Norte fizeram uma belíssima apresentação que contagiou a todos os presentes, além de apresentações de Balé e Dança Contemporânea. O resto da noite foi preenchido por palestras e discursões de sobre inclusão social e Uso de Tecnologias da Enfermagem, dentre outros temas abordados.

No terceiro e último dia as 8:00hs houve a apresentação em Libras da música ‘Pais e filhos – Legião Urbana’, teatro sobre comunicação em uma situação de emergência em pronto socorro por deficientes auditivos, todos apresentados pelos acadêmicos de enfermagem da Ajes de Guarantã, através da professora Especializada Taine Alves que na oportunidade, destacou a importância do uso de Libras para os Profissionais de Enfermagem.

Logo após alunos de ambos os municípios agregados, efetuaram a apresentação oral de trabalhos científicos onde os mesmos foram avaliados pelo Professor Dr. Tharsus Dias Takeuti. Os três primeiros colocados, receberam premiações surpresas.

As 12:00hs foi encerrada com sucesso a III Semana da Enfermagem – Ajes Guarantã do Norte. O evento marcou a Semana Nacional da Enfermagem que teve seu início no dia 12 em todo o País. Este é a primeira envolvendo a Ajes de Juara, e a oitava envolvendo a Ajes de Juína. Todos os envolvidos receberam um certificado de participação pelo Coordenador do Curso de  Enfermagem Professor Wladimir Rodrigues Faustino, organizador do evento.