Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Paralisação de caminhoneiros continua no Vale do Arinos e lideranças querem encontro com governo do estado.

Redução de ICMS dos combustíveis e aplicação do FETHAB 2.

Data: Segunda-feira, 28/05/2018 10:52
Fonte: Amplitudenews/Juara - Paulo Becker

Os pecuaristas e agricultores acompanhados de prefeitos e presidentes de sindicatos da Região do Vale do Arinos mantiveram uma reunião agora a pouco, segunda-feira 28, para definir alguns rumos da paralisação dos caminhoneiros.

Do encontro saiu a proposta de que o movimento continua em dois pontos de interdição, um na Rodovia do Vale, em Juara e outro na Estrada da Baiana, em Porto dos Gaúchos, até que os líderes nacionais do movimento deem uma nova ordem. Enquanto aguardam um comunicado oficial, as estradas de acesso à Juara, para caminhões continuarão bloqueadas.

Na reunião, o prefeito de Porto dos Gaúchos, Moacir Piovesan, manteve contato com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga e uma caravana de produtores rurais vai se juntar a outras que partem de várias regiões do estado, para uma conversa com o governador.

Na pauta, os produtores rurais querem que o governo reduza o ICMS dos combustíveis, incluindo gás de cozinha e cumpra a lei do FETHAB 2, que destina os tributos exclusivamente para a manutenção das estradas, o que não está sendo cumprido.

O pecuarista João Raizer apoia o movimento, porém demonstra preocupação com os animais em confinamento e que precisam da alimentação. “O problema é que não se carrega ração para as baias, pois os caminhões estão parados nas fábricas. Isto é preocupante e precisa uma solução urgente. Outra questão é o calote que o governo do estado está dando no setor produtivo, pois os recursos do FETHAB 2, pagos no óleo diesel foi criado exclusivamente para manutenção de nossas estradas e isso não está sendo cumprido. Vamos à Cuiabá e queremos saber onde está o dinheiro e esperamos uma resposta do governo do estado” disse.