Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Fibra ótica chegará à Juara em alguns meses para revolucionar a comunicação via internet.

Rede já está sendo construida.

Data: Quarta-feira, 30/05/2018 07:58
Fonte: Amplitudenews/Juara - Paulo Becker

Dentro de alguns meses, um problema de comunicação em Juara terá um enorme ganho de qualidade. É a tecnologia associada a alta performance da fibra ótica para conexões via internet.

Em contato mantido com Andrei Carrenho, empresário do ramo em Juara, ele declarou que o cabeamento já está adiantado e está já em Tabaporã e quando chegar em Juara haverá a finalização e a consequentemente melhoria na conexão.

“Há uma empresa trabalhando para agilizar este serviço. Vale ressaltar que o nosso problema hoje, é como o sinal chega em nossos links. Recebendo o sinal via fibra ótica, tudo muda e saliento que esta iniciativa, nada tem a ver com as operadoras de telefonia” declarou Carrenho.

Aqui o sinal não vai melhor de imediato com a fibra ótica, pois cada provedor da cidade terá que desenvolver seu projeto e submetê-lo a outorga e aguardar a decisão, que é um tanto burocrática.

A vantagem da fibra óptica é que ela é imune a interferências, a tecnologia permite um volume de transmissão de dados muito maior. Com a fibra ótica, os sinais de internet não oscilam e não falham, além da rapidez na comunicação, em tempo real.

Para Rafael Sachetti, também provedor do sinal de internet em Juara, a empresa que vai disponibilizar a conexão por fibra ótica deve entregar o serviço, pronto para uso, dentro de uns 3 meses aproximadamente.

Sachetti explica que a tecnologia a ser usada brevemente em Juara é a FTTH (Fiber-to-the-Home  -  Fibra para o Lar) interligação de residências para o fornecimento dos serviços banda larga, tv digital, rádio digital, acesso à internet e telefonia, para o consumidor.

Redes com infraestrutura de fiação de cobre, como as conexões DSL comuns, oferecem velocidades de transferência entre os 768 Kb/s (kilobits por segundo) e 1.5 Mb/s (megabits por segundo), em média. Em condições ideias, esse tipo de conexão pode chegar a 7 Mb/s.

A diferença entre a fiação de cobre e a fibra ótica e imensa. Com a fibra óptica, as velocidades médias ficam entre 50 e 100 Mb/s, com situações ideais de máximas entre 1 e 10 Gb/s.

Neste contato com alguns provedores de internet em Juara, disseram que os projetos estão sendo elaborados e que vão migrar para a fibra ótica assim que a empresa fornecedora desse serviço disponibilizar o sinal para todos.