Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mais de 130 pessoas são submetidos a cirurgias gratuitas de catarata em Guarantã do Norte

Data: Terça-feira, 12/06/2018 16:38
Fonte: Notícia Vip

Mutirão Municipal da Boa Visão transforma vida de cidadãos Guarantaenses.

No mês de março deste ano a Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte deu início aos serviços de triagem, consultas, exames e avaliações feitas por médicos oftalmologistas e técnicos de auto-refração vindos do Hospital de Olhos de Cuiabá-MT. Naquela ocasião observou-se que em mais de 90% dos pacientes havia complexidade e o avanço relacionado a catarata, pterígio e outras graves patologias ligadas a visão.

Nos dias 08 e 09 de junho no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário mais de 130 pacientes foram recebidos com um reforçado café da manhã, participaram de palestra orientativa sobre os cuidados pós-cirúrgicos, foram submetidos a avaliações e exames preparativos e por fim desenvolveram a cirurgia de catarata.

A técnica consiste na realização de incisões a laser nos olhos para ruptura e remoção da catarata. Com a utilização de aparelhos e equipamentos tecnológicos é implantada uma lente intraocular que varia de pessoa a pessoa, pois além do grau existem lentes monofocais e multifocais. Quem decide qual a melhor lente é o medico juntamente com o paciente.

Após o ato cirúrgico que dura pouco mais de cinco minutos o paciente tem alta, não necessitando de internação, podendo assim voltar para o aconchego de sua casa.

Numa atitude ousada e inédita em Guarantã do Norte e graças ao planejamento e organização da Secretaria de Saúde, a administração do Prefeito Erico Stevan Gonçalves está cumprindo o compromisso de investir recursos que seriam utilizados para organização e realização do Carnaval 2018 no desenvolvimento do ‘Mutirão Municipal da Boa Visão’ com a realização das referidas e agendadas cirurgias de catarata.

Todos os procedimentos são realizados gratuitamente aos cidadãos Guarantaenses para que os mesmos tenham a reabilitação visual por meio de atendimentos humanizados e especializados.