Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Crime ambiental é flagrado nos municípios de Porto dos Gaúchos e Tapurah.

Máquinas e caminhões apreendidos.

Data: Sexta-feira, 15/06/2018 16:26
Fonte: Amplitudenews/Juara - Paulo Becker com inf. Sema.

O Ibama e a Sema de Mato Grosso iniciaram uma operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia. Na primeira ação, agentes ambientais flagraram o corte de 160 hectares em área de Reserva Legal no município de Tapurah, por correntão, técnica que usa dois tratores para derrubar as árvores nativas.

Também foram apreendidos uma pá carregadeira, um caminhão, uma motocicleta, uma caminhonete e várias motosserras e documentos que evidenciam a saída da madeira. A estimativa é de que a operação  evitou um desmatamento de cerca de 800 hctares.

A Operação Estanque, como foi denominada apreendeu 267 metros cúbicos de madeira em tora, o que equivale equivalente a 12 caminhões carregados. As áreas degradadas nos municípios de Tapurah e Porto dos Gaúchos corresponde a 500 hectares e o crime ambiental foi identificado por imagens de satélite.

Uma fazenda localizada no município de Tapurah foi embargada e autuada em R$ 212 mil pelo transporte sem guia florestal válida, inserção de informações falsas no sistema de controle florestal do estado (Sisflora 2.0) e Plano de Manejo Florestal Sustentável em desacordo com a legislação ambiental. Uma serraria foi multada em R$ 62 mil pelo recebimento da carga.

“Essa parceria com o Ibama em Mato Grosso não ocorria há cinco anos. Queremos estancar o desmatamento no estado. É um aviso aos desmatadores e Mato Grosso não compactua com a ilegalidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, André Baby.

Os órgãos responsáveis pela ação não revelaram se prenderam pessoas envolvidas nos desmatamentos nos dois municípios.