Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Caminhões formam enormes filas na travessia do Rio Teles Pires, MT 220 que liga a Juara.

Travessia por balsas para levantar a ponte de concreto.

Data: Terça-feira, 19/06/2018 16:38
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

Iniciaram ontem segunda-feira, dia 18, as travessias por balsas do Rio Teles Pires, trecho da rodovia MT/220 que liga Sinop a Juara e demais municípios do Vale do Arinos.

As balsas foram instaladas devido às obras de levantamento da ponte em 70 centímetros tornando possível o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, que tem previsão para o fim do mês de setembro deste ano.

Nesta terça-feira, dia 19, as filas de veículos já eram grande nas duas margens do Rio Teles Pires.

Cerca de 200 caminhões estão na  fila de espera e isto tem incomodado alguns motoristas que precisam entregar a carga em vários municípios do Vale do Arinos.

“Muitos destes caminhões estão com gêneros alimentícios para abastecer a rede de supermercado da região e estão permanecendo cerca de três horas na espera”, reclamou um motorista que chegou agora a tarde em Juara e que não quer ser identificado.

Com a construção da usina, várias áreas foram afetadas e precisam, agora, se adaptar de acordo com as necessidades e essa interferência faz com que seja preciso diversas mudanças, a altura da ponte, que foi construída no governo de Dante de Oliveira, é uma delas.

“No caso da ponte da MT/220, a elevação de 70 centímetros é a mesma da movimentação do lago. Então, vamos utilizar uma estrutura que funcionou no passado, que é a travessia por balsas, muito comum aqui no Mato Grosso”, salientou Ricardo Padilha, diretor de Meio Ambiente da Concessionária da Usina, a Sinop Energia.

As balsas estão fazendo a travessia 24 horas e não tem custo para os usuários da rodovia. No dia 1º de agosto o tráfego na ponte deve ser liberado e normalizado.

A Usina Hidrelétrica Sinop tem previsão de início da operação em dezembro de 2018, com geração de 408 MW de energia que será distribuída por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN) atendendo a 1,6 milhão de pessoas.

O Empreendimento abrange cinco municípios da região Norte de Mato Grosso, sendo que seu reservatório de 342 km² abrangerá Sinop, Sorriso, Cláudia, Itaúba e Ipiranga do Norte.