Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Etapa do projeto 'Prepara Cinta Larga' promove integração entre indígenas e comunidade do IFMT Juína

Esse projeto tem como finalidade instruir os jovens e adultos da etnia Cinta Larga para a realização do processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao nível médio e superiores ofertados pelo IFMT

Data: Quinta-feira, 28/06/2018 09:39
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News com JNA

Foi realizado nos dias 16 e 17 de junho, nas dependências do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Juína, mais uma etapa do projeto “Prepara Cinta Larga”. Esse projeto tem como finalidade instruir os jovens e adultos da etnia Cinta Larga para a realização do processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao nível médio e superiores ofertados pelo IFMT - campus Juína, visando aumentar as chances de ingresso dos membros daquela etnia.

Dessa forma, o projeto objetiva levar esperança e educação, visando formar cidadãos críticos em relação as pressões e transformações que sua etnia vem sofrendo ao longo das décadas. A distância da cidade, aproximadamente 105 km do município de Juína, MT, e a não oferta de ensino médio em sua comunidade faz com que grande parte dos jovens interrompam seus estudos ainda no ensino fundamental, tendo em vista que os custos de morar e estudar na cidade são altos e seus ganhos são muito baixos.

No sábado pela manhã a professora Aline Fernanda Ventura Sávio Leite em conjunto com as alunas Fabiane Vieira e Hechele dos Santos do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao nível médio trabalharam a parte de compreensão da linguagem empregada na prova, bem como a definição de estratégias para realização da prova de português. Ainda pela manhã, foram trabalhados textos contendo temas da atualidade com a finalidade de proporcionar o contato dos indígenas com temas em evidência em nossa sociedade.

No período vespertino o professor Paulo Sérgio Lopes da Silva trabalhou junto aos indígenas as quatro operações básicas da matemática, com a finalidade de relembrar e demonstrar como essa temática está inserida nas questões referentes a matemática.

No domingo, os indígenas foram submetidos ao simulado contendo questões relacionadas aos temas abordados nos processos seletivos anteriores.

Participaram dessa etapa vinte e dois (22) indígenas da etnia Cinta Larga,  que estiveram por dois dias no IFMT campus Juína visitando as instalações e realizando atividades referentes ao projeto. Adicionalmente, ao final do sábado os indígenas participaram de uma partida de futebol com discentes alojados e professores com a finalidade de promover a interação por meio de uma prática esportiva.

De acordo com o coordenador técnico local da etnia Cinta Larga, Vagner Campos Araújo a vinda dos indígenas ao campus e a participação dos mesmos em atividades interativas teve grande importância para estreitar as relações entre os indígenas e a comunidade acadêmica do IFMT. No decorrer dos próximos meses ocorrerá uma série de atividades deste projeto, desde visitas de discentes dos cursos técnicos do IFMT a aldeia, novas oficinas e simulados.

Vale destacar que o IFMT campus Juína está localizado numa região que conta com a presença de grande número de povos indígenas, porém, há poucos matriculados, havendo a necessidade de ampliar políticas educacionais para essas populações, bem como oportunizar o acesso a instituição. Atualmente a instituição oferta os cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Comércio, integrados ao nível médio, além de ofertar os cursos superiores em Matemática, Biologia e Administração.