Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Indea conclui fiscalização em Juara sobre venda irregular de vacinas contra a aftosa.

Quase 400 mil cabeças foram revacinadas no Vale do Arinos.

Data: Segunda-feira, 16/07/2018 07:31
Fonte: Assessoria-Indea/MT.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realizou, entre os dias 23 de maio e 10 de julho, uma operação em Juara (a 730 km de Cuiabá), com o objetivo salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais que adquiriram vacinas contra a febre aftosa sem comprovação de origem, em duas revendas agropecuárias do município. A operação foi dividida em duas fases: a primeira teve início em 23 de maio e consistiu no levantamento das propriedades que teriam adquirido vacinas que estavam em desacordo com as normas sanitárias. As equipes do Indea visitaram 50 propriedades rurais localizadas em Juara.

 

Porém, após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a comercialização de vacinas irregulares não ficou restrita a apenas esse grupo de 50 propriedades, levando à obrigatoriedade da vacinação e revacinação dos bovinos e bubalinos existentes em todas as propriedades que adquiriram vacina nas lojas veterinárias investigadas, desencadeando a segunda fase da operação, que teve início em 11 de junho. A segunda fase da operação consistiu na realização da vacinação oficial em todas as propriedades rurais que adquiriram vacinas nas revendas envolvidas. Os resultados da operação foram divulgados nesta terça-feira (11.07), na sede da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT), e contou com a presença de representantes do setor produtivo.

 

Quinze equipes do Indea foram designadas para acompanhar a vacinação de 298.094 bovinos de 391 propriedades rurais, localizadas nos municípios de Conquista D’Oeste, Cotriguaçú, Juara, Nova Bandeirantes, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rosário Oeste e Tabaporã. Durante a operação, foram realizadas 417 vigilâncias veterinárias, sendo que 169.027 ruminantes foram vistoriados, 552 ruminantes inspecionados, 1.911 suínos vistoriados, e 17 suínos inspecionados.

 

Todas as propriedades já estão com o cadastro ativo no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Sindesa), portanto, liberadas para a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). As propriedades haviam sido preventivamente interditadas no Sindesa para o trânsito de bovinos e bubalinos, com exceção para o abate. Quanto à revenda agropecuária, o registro está suspenso para o comércio de vacinas. Após a conclusão do relatório final, será analisado se a revenda terá o registro cassado ou não. As ações foram conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT) com apoio dos representantes dos produtores rurais.

                                              Segunda fase da operação nos 4 municípios do Vale do Arinos:

Juara:                         296 propriedades e  253.933 cabeças revacinadas.

Novo H. do Norte:         45 propriedades e      8.314 cabeças revacinadas.

Porto dos Gaúchos:       24 propriedades e      4.419 cabeças revacinadas e

Tabaporã:                    08 propriedades e     22.838 cabeças revacinadas.

Total:                        375 propriedades e   289.504 cabeças revacindas.