Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Prefeito, vereadores e promotor vistoriam obras de revitalização da estrada de Paranorte.

Os recursos da obra são do governo do estado.

Data: Sexta-feira, 27/07/2018 07:22
Fonte: Assessoria Parlamentar/Câmara de Juara.

Uma comitiva formada pelo prefeito de Juara, Carlos Sirena, engenheiros da prefeitura, vereadores, promotor de justiça, representante da empresa Fênix e imprensa, visitou nessa quarta-feira, 25 de julho, as obras de reabertura e recuperação de 100km de estrada, na MT 338, no trecho de Águas Claras até as proximidades do distrito administrativo de Paranorte.

As obras de reabertura e melhorias desse trecho de estrada estão sendo realizadas pela empresa Fênix, vencedora do certame para realizar o trabalho e tiveram início a partir da ponte do Rio dos Peixes sentido Paranorte e Águas Claras, uma vez que a estrutura está montada nas proximidades da ponte.

Como o trecho entre Águas Claras e Paranorte é de 114,5Km, mas a licitação foi feita para 100km, o representante e gerente geral da obra,  João Ferreira, disse que recuperação será feita de Águas Claras em diante, devendo ficar 14,5 km sem ser recuperado, antes de chegar em Paranorte.

Depois que a comitiva chegou no Rio dos Peixes, recebeu o reforço do pecuarista Elói Maceda, que encaminhou algumas fotos e vídeos para o promotor de justiça, Dr. Herbert Dias Ferreira, citando alguns pontos, que, na sua opinião, estavam falhos no trabalho da empresa, como a substituição de algumas pontes, alinhamento na estrada, retirando curvas e a quantidade de cascalho colocada no leito da pista.

Elói, o promotor e os engenheiros da prefeitura, Joaquim Tolove Júnior e Lucas Cavichiolli, verificaram todos os apontamentos feitos pelo pecuarista com supostas irregularidades, inclusive, fazendo a medição da largura da pista de rolagem e a profundidade da camada de cascalho colocada.

Segundo João Ferreira, encarregado da Fênix, os maiores problemas enfrentados pela empresa para realizar o trabalho, é a falta de cascalho para colocar na pista e em alguns pontos onde as cercas estão muito próximas da estrada, dificultando a reabertura.

Com relação aos apontamentos de Elói Maceda, como pontos que poderão formar atoleiros na época da chuva, segundo João, já está na programação da empresa, voltar nesses locais e refazer o trabalho, retirando o material existente e colocando nova camada de cascalho, porém, com relação ao alinhamento de algumas curvas, especialmente onde existem pontes, o encarregado explicou para as autoridades e à imprensa, que a empresa foi contratada para fazer a reabertura e melhorias na pista, dentro do traçado existente e que não é possível realizar esse trabalho, pois teria que mexer no projeto e na planilha de preços.

Sobre a substituição das pontes por tubos ou galerias, a responsabilidade seria do município de Juara,

Para o prefeito Carlos Sirena, a obra está dentro do cronograma e se embasou na avaliação dos engenheiros da prefeitura, que acompanharam a visita, mas que, a princípio está a contento e seguindo a programação estabelecida.

O prefeito Carlos Sirena disse que a substituição de pontes de madeira, as chamadas pinguelas, por pontes em bate estaca, tubos ou galerias, no momento não é possível, pois são obras caras e a prefeitura não tem recurso para isso, no entanto, assim que conseguir viabilizar alguma verba ou que o governo do estado envie esse material, elas serão substituídas.

Para o promotor de justiça, Dr. Herbert Dias Ferreira, a visita foi bastante produtiva, uma vez que algumas denúncias chegaram ao Ministério Público e era necessário verificar como as coisas estão acontecendo.

O promotor falou ainda, sobre algumas solicitações de mudança no traçado da estrada. Disse que as denúncias são procedentes, mas é preciso entender que é uma obra contratada para ser de uma forma e que o objeto do contrato não contempla a abertura de novas vias, mas a recuperação do trajeto existente.

Os vereadores que acompanharam comitiva, ficaram satisfeitos com o trabalho da empresa e que estarão acompanhando o trabalho e que outras visitas serão feitas na estrada, no sentido de ajudar na fiscalização do que está sendo feito.

Participaram da comitiva, os vereadores João do Hospital, Léo Boy, Hélio Castão, Coronel Pereira, Ulliane Macarena e Marta Dalpiaz.