Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ministério Público Estadual adere a campanha sobre hanseníase após registro de números alarmantes da doença em Juína

Data: Quarta-feira, 22/08/2018 08:30
Fonte: Assessoria (Foto: Juina News)

Mato Grosso tem a maior taxa de detecção da hanseníase no país, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Em Juína, município distante 730 quilômetros de Cuiabá, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso passou a desenvolver campanhas diante do número alarmante de casos registrados. Só este ano, o município registrou 250 novos diagnósticos. 

De acordo com o Sinan, no ano de 2015, em Mato Grosso, a taxa de novos casos da doença foram de 93 registros a cada 100 mil habitantes. No ano passado, 2.658 mil novos casos foram detectados. Entre 2009 e 2016, foram registrados 1.334 casos em crianças menores de 15 anos, o que representa 6% do total de registros. 

Segundo o promotor de Justiça Marcelo Linhares Ferreira, a iniciativa de mobilização ocorreu após o alerta recebido do Centro de Detenção Provisória do Município. “No local não tem médico ou enfermeiro por omissão do Estado. Inicialmente soubemos de cinco casos, mas como não teriam profissionais para realização do diagnóstico, o Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho da Comunidade se organizaram e enviaram equipes médicas para análise da população carcerária”, explica Linhares. 

De um total de 250 presos, 110 aproximadamente chegaram a ser avaliados. Sendo que 40 deles tiveram diagnóstico fechado de Hanseníase. A situação é grave também fora do presídio, aonde foram detectados vários casos entre crianças e adolescentes. “A preocupação maior se decorre na detecção de casos em crianças ou adolescentes, levando em consideração que o bacilo se propaga após um contato mínimo de cinco anos com o indivíduo doente. Isso geralmente acontece quando o doente faz parte da família e mora na mesma casa”, alerta o promotor atuante na 1ª Promotoria de Justiça Cível. 

Em Juína, as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para diagnosticar e orientar ao tratamento e o Ministério Público, passou a realizar audiências e reuniões com segmentos da sociedade para orientar e coordenar esforços intersetoriais. Na semana passada, mais de cem pessoas integrantes da Polícia Militar e Civil, Bombeiros, Poder Judiciário, entre outros, estiveram reunidas no auditório da Câmara Municipal se capacitando para orientar a população. O próximo passo será a realização de visitas nas unidades escolares.