Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

"Roda de Conversa - Álcool e Drogas" reúne dezenas de pessoas em Juara.

Políticas públicas contra o tráfico e uso de entorpecentes.

Data: Segunda-feira, 27/08/2018 09:35
Fonte: Amplitudenews/Juara - Paulo Becker com assessoria SEJUDH

Durante todo o dia desta segunda-feira, 27 de agosto, acontece na Câmara de Vereadores de Juara, uma “Roda de Conversa – Álcool e Drogas – Um Olhar Intersetorial” promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, através da Associação para Desenvolvimento Social de Mato Grosso (APDM).

A parceria do município é através da Secretaria de Ação Social e Diversidade Cultural e de acordo com a secretária, Andrea Bezerra, “O objetivo é promover debates com gestores, rede de apoio aos que convivem em vulnerabilidade, técnicos e elaboração de políticas públicas eficazes para diminuir os índices de consumo de drogas e álcool entre os adolescentes e até mesmo entre crianças, casos comumente registrados em Juara”.

Objetivos específicos:

Dialogar sobre as principais estratégias realizadas no combate as drogas, integrar as políticas sociais voltados a prevenção das drogas, promover a articulação de saberes, buscar um trabalho intersetorial fortalecido no que tange a temática, implementar e fortalecer a rede de atendimento e Identificar os principais fatores de prevenção local.

Metodologia de trabalho a ser aplicada:

Tendo em vista a necessidade de um trabalho local, no qual possa oferecer condições de participação da rede de atendimento, bem como, a participação de pessoas e instituições, que possam debater a situação das drogas, a APDM em parceria com a SEJUDH – equipe técnica da Superintendência de Politicas sobre drogas estará se deslocando aos municípios polo, que aderirem ao projeto.

O município que aderir ao projeto deverá manifestar o interesse, colocando a disposição uma sala com capacidade de atendimento dos profissionais que participaram da roda de conversa, definir uma data em conjunto com a APDM e a SEJUDH.

Durante a execução da atividade proposta, serão abordados temas relacionados ao uso de álcool e drogas, o papel da família interface a prevenção e ao uso das drogas, além de relatos e troca de experiências dos profissionais que atuam na prevenção e tratamento de dependentes químicos. 

Os municípios do Estado de Mato Grosso passam por um problema que deixou de ser meramente de consumo individual, para se tornar um problema social que atinge todas as classes sociais, impactando na saúde, na educação, na assistência social, na economia, e principalmente na convivência familiar, em diversas proporções.

Os principais fatores apontados por pessoas que começaram a utilizar são: curiosidade, influência de amigos, prazer imediato, facilidade de acesso e obtenção, desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas e aliviar ansiedades.

Conforme dados estatísticos, no estado de Mato Grosso, o anuário de Segurança Pública aponta, que 2015 em foram registrados 2.665 casos de tráfico de drogas e 3.919 de posse e uso de entorpecentes. Já em 2016, estes números sobem para 3.045 casos de tráfico de entorpecentes e 3.977 casos de posse e uso, respectivamente.

Mato Grosso tem relevante compromisso na prevenção e na repressão ao uso e tráfico de drogas, ante ao seu grande território e por sua extensa fronteira internacional, fatores que favorecem a entrada de substâncias entorpecentes e, por outro lado, dificultam o trabalho policial para a diminuição da criminalidade. As ações da política sobre drogas em Mato Grosso ficam a cargo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH

Problematizar e refletir sobre o papel das políticas públicas, na prevenção e no desafio de minimizar as mazelas sociais provocadas pelo consumo de álcool e drogas, é algo que deve ser debatido, através de um trabalho articulado e intersetorial.

Consoante com o disposto no artigo 18 da Lei de Drogas, “Constituem atividades de prevenção, para efeitos desta Lei, aquelas direcionadas para a redução dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoção e fortalecimento dos fatores de proteção”.