Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Equipe do CAPS de Juara faz campanha de alerta sobre o suicídio.

Pit stop no centro da cidade.

Data: Sexta-feira, 07/09/2018 11:18
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara - Paulo Becker

Servidores públicos que atendem no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juara e paciente que recebem tratamento naquela unidade de saúde fizeram um pit stop no final da tarde desta quinta-feira, dia 06 der setembro, na Avenida Rio Arinos, para chamar a atenção da comunidade para a ‘Campanha Setembro Amarelo – Pela Valorização da Vida e Não ao Suicídio”.

O grupo distribuiu panfleto e adesivos da campanha e disse que a desinformação é a principal barreira ao auxílio à pessoas que podem estar em risco de suicídio.

De acordo com Magali da Silva, Técnica em Enfermagem é grande o número de vidas perdidas Brasil afora e este quadro pode ser mudado.

“O suicídio é uma grande questão de saúde pública em todos os países. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida e precisamos mudar esta realidade. A cada suicídio cometido é um impacto muito grande no seio familiar e no círculo de amizades e a gente trabalha para que a sociedade fique atenta sobre esta questão. Por isto estamos aqui hoje levando estas informações e chamado a atenção de todos” disse Magali à reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação.

A Psicóloga, Gilmara Dreher que atende no CAPS também falou da ‘Campanha Setembro Amarelo’.

“O número de suicídios em todo o mundo ultrapassa o número de mortes decorrentes de homicídios e guerras combinadas. É doloroso para quem está muito próximo perder alguém por suicídio e muitas vezes a gente não se dá conta que alguém está implorando socorro. Acolher sem julgar uma pessoa num quadro de depressão é um consolo, demonstrar afeto e procurar auxílio nas unidades de saúde são ferramentas importantes que podemos usar para ajudar uma pessoa nessa situação. O atendimento do CAPS é feito com muita dedicação, muita doação e por isso queremos que todos vivam e vivam cada dia melhor. Nossa presença aqui na avenida entregando este material tem este objetivo, despertar a comunidade para que entenda e saiba lidar com uma pessoa que apresente um quadro de sentimentos a serem observados. Por isso diga não ao suicídio e valorize a vida” disse a Psicóloga.