Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Paciente com câncer de mama tem quimioterapia suspensa por falta de medicamento na Santa Casa de Rondonópolis (MT)

sessão de quimioterapia na terça-feira (26).

Data: Quinta-feira, 27/09/2018 14:43
Fonte: G1 MT

A sessão de quimioterapia de uma paciente precisou ser suspensa por falta de medicamento no Núcleo de Terapia Especializado em Cancerologia (Nutec), na Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Francisca Pinto de Oliveira faz tratamento contra o câncer de mama há oito meses e faria a última sessão de quimioterapia nessa terça-feira (26).

A Santa Casa informou que o pagamento ao Nutec para a compra dos medicamentos foi realizado e os remédios foram comprados nessa terça-feira (26). Segundo a assessoria, a paciente deve passar pela quimioterapia ainda esta semana.

De acordo com Francisca, ela já realizou sete sessões de quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a cirurgia já está previamente marcada. No entanto, se a sessão de quimioterapia não for feita a tempo, a cirurgia deve ser remarcada.

“Me informaram que não repassaram o dinheiro para comprar o medicamento. É muito triste, porque a gente vem ansiosa para terminar logo e ver um bom resultado. É um tratamento que não pode ter intervalo, o câncer não espera”, lamentou.

Segundo a filha de Francisca, Erica dos Reis Oliveira, a família está desesperada e tentou a fazer a última sessão particular, mas não foi possível.

“Eles falaram que não poderia fazer isso, pois ela é paciente do SUS e pode dar problemas para eles. As pessoas chegam doentes, elas querem tratamento, não podemos ficar esperando”, disse.

Francisca disse que o Hospital não informou qual o remédio que está em falta, apenas pediram para ela esperar.