Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputarão o segundo turno das eleições presidenciais

As eleições de segundo turno acontecerão no próximo dia 28 de outubro

Data: Segunda-feira, 08/10/2018 19:12
Fonte: Amplitudenews/Clodis Menegaz

Aconteceu neste domingo (7) o primeiro turno das eleições de 2018 no Brasil. Eleitores de todo o país votaram em seis cargos: Deputado Federal, Deputado Federal, dois Senadores, Governador e Presidente. Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputarão o segundo turno, que definirá com quem ficará a cadeira da Presidência da República nos próximos quatro anos, a partir de 1° de janeiro de 2019. Bolsonaro alcançou 46,04 % dos votos válidos (49,2 milhões de votos) e Haddad 29,26% dos votos válidos (31,2 milhões votos). Cerca de 20% do eleitorado não compareceu. 
Para governador, 13 dos 26 estados e Distrito Federal definiram em primeiro turno, com sete governadores reeleitos. Outros 13 estados definirão em segundo turno, incluindo os três maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. 
A Câmara dos Deputados será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT terá 56 deputados e a do PSL, 52. São os dois partidos com mais deputados federais eleitos. Em seguida com mais cadeiras na Casa aparecem PP (37), MDB (34) e PSD (34).
MDB, Rede e PP são os partidos que mais elegeram senadores nas eleições deste ano. Os eleitores definiram neste os 54 senadores que vão compor a Casa junto aos demais 27, eleitos em 2014. A partir de 2019, o Senado Federal será composto por 81 senadores de 21 partidos diferentes.
O eleitor votou duas vezes para senador. O mandato de senador é de 8 anos e cada senador eleito representa uma chapa, que é formada por três nomes: titular, 1º suplente e 2º suplente. Os suplentes assumem o mandato apenas em caso de afastamento do titular.
As eleições de segundo turno acontecerão no próximo dia 28 de outubro, fique atento nos próximos debates!