Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Bebê com doença cardíaca está internado há 5 meses na UTI e aguarda transferência para realizar cirurgia em SP

João Gabriel Tauffer Silva está internado desde o nascimento. O estado de saúde dele é grave e a cirurgia é de urgência, segundo a família.

Data: Quinta-feira, 18/10/2018 09:59
Fonte: G1 MT

O bebê João Gabriel Tauffer Silva, de 5 meses, está internado desde o nascimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Ele sofre de cardiopatia, também conhecida como sopro no coração, e aguarda transferência de UTI aérea para realizar uma cirurgia cardíaca em São José do Rio Preto (SP).

A família do bebê procurou a Defensoria Pública, que ingressou com uma ação judicial no dia 26 de setembro para conseguir a transferência.

A Justiça concedeu uma liminar, ainda no dia 26 de setembro, que determinava que João Gabriel fosse transferido em até 24h. Mas, segundo a família, o processo ainda tramita na Justiça, pois o estado não cumpriu a decisão.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou, por meio de nota, que "o processo já se encontra na Central de Regulação, porém o paciente está internado em uma UTI para ganhar peso e somente o médico assistente do paciente é quem poderá informar quando o paciente terá condições de saúde para ser transferido".

A Central de Regulação estaria em contato permanente com o Hospital e com a família do paciente, e aguarda uma posição do profissional médico para cumprir a determinação.

De acordo com a mãe do bebê, Cândida Tauffer, o estado de saúde dele é grave e a cirurgia é de urgência.

“Ele nunca saiu da UTI. Fomos para Curitiba, em maio, onde ele fez uma bandagem pulmonar. Depois disso, voltamos para Rondonópolis e ele permanece na UTI. Os médicos pediram novamente a cirurgia dele, porque não obteve melhoras”, contou.

Segundo Cândida, nessa terça-feira (16) João Gabriel apresentou manchas rochas pelo corpo e precisou ser sedado.

“Foi um sinal da cardiopatia que o coração está dando. Ele está a base de medicações, mas não estão mais fazendo efeito, pois ele precisa da cirurgia”, disse.