Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Deputados criam projeto para acabar com o feriado da Consciência Negra em MT e alegam prejuízo econômico

Proposta é assinada por lideranças partidárias e tramita na Casa de Leis desde o dia 14 de novembro deste ano. Projeto pede alteração na Lei nº 7.879 de 2002, que instituiu o feriado no estado.

Data: Quarta-feira, 28/11/2018 14:53
Fonte: G1 MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) analisa um projeto que propõe o fim do feriado estadual no dia 20 de novembro, quando se comemora o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra. A proposta é assinada por lideranças partidárias e tramita na Casa de Leis desde o dia 14 de novembro deste ano.

O projeto pede uma alteração na Lei nº 7.879 de 2002, que instituiu o feriado no estado.

A proposição já foi lida em plenário no dia 14 de novembro e entrou em pauta na sessão realizada quarta-feira (21).

Como justificativa para a alteração, os deputados apontaram, que o feriado “influencia na rotina econômica das cidades, afetando diversos setores com o fechamento dos comércios e de prestadores de serviço, causando prejuízos econômicos”.

Caso o projeto seja aprovado, o primeiro artigo da lei que instituiu o feriado passará a vigorar com redação diferente:

 

  • Art. 1º Fica instituído o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra.

 

Para a coordenadora do Coletivo Negro da UFMT e pesquisadora dos jovens negros em Mato Grosso, Zizele Ferreira o projeto é uma desligitimação de um herói brasileiro.

"O projeto fala em nome de comerciantesque querem deslegitimar um herói brasileiro, apagar crimes como escravidão e a responsabilidade do estado brasileiro com a população negra", declarou.