Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Ponte é levada por correnteza e rodovia é interditada no Nortão

Data: Sexta-feira, 07/12/2018 08:48
Fonte: Só Notícias

As fortes chuvas dos últimos dias tem causado prejuízos na região de Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop). Segundo informações do assistente técnico da Defesa Civil, Aldo Santos, a ponte de madeira sobre o rio Turvo, na MT-208 foi levada pela correnteza e os veículos estão passando por um desvio, que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. “Esse desvio foi necessário para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. A MT-208 é a principal via de acesso. A ponte de madeira foi levada pela forte correnteza e, com isso, a passagem foi interditada. Ao lado dela está sendo construída uma de concreto, mas ainda não está concluída”, explicou.

Ele explicou ainda que o aumento expressivo do fluxo de carros está formando atoleiros pelo desvio. “Caminhões e carretas carregados não passam. O desvio é uma estrada vicinal do município que não está preparada para um fluxo grande de veículos. A chuva não para e quando ocorre uma estiagem os maquinários fazem trabalhos paliativos para melhorar um pouco a trafegabilidade”.

Ainda de acordo com Santos, a prefeitura de Nova Bandeirantes deve elaborar licitação, nos próximos dias, para construir uma nova ponde provisória de madeira. “Esta sendo feito o estudo para essa licitação. Serão cerca de 10 dias para elaboração emergencial e ao menos 25 para iniciar as obras. Não tem como prever em quantos dias ficará pronta a estrutura”.

Outro lado

A assessoria da secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, ao Só Notícias, que a ponte de concreto está em fase de instalação das vigas. A previsão de entrega, conforme o cronograma, é para o final de fevereiro do próximo ano. “O índice de chuva dos últimos dias tem sido fora do comum, o que tem afetado muito a situação. Como tempo é curto, a melhor alternativa é o desvio já existente”.