Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Equipes de segurança são mantidas em Colniza (MT) após conflito armado que deixou um morto e 8 feridos

Secretário diz que é preciso tratar a causa dos conflitos e rever a demarcação das terras.

Data: Terça-feira, 08/01/2019 18:30
Fonte: G1 MT

Reforço de policiais é mantido em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, após conflito que deixou uma pessoa morta e oito feridas, no sábado (5). Em uma reunião realizada entre representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) decidido que as equipes serão mantidas até que não haja mais risco de novo confronto.

No entanto, o secretário Alexandre Bustamante disse que é preciso resolver a questão de foram categórica.

"Precisamos tratar a causa e não os efeitos. A causa é a terra, é preciso resolver a questão fundiária, caso contrário esses problemas serão frequentes", alertou.

Ele afirmou ainda que existe outras questões paliativas que competem ao estado e que estão sendo análisadas e, se adequadas, serão postas em prática.

O coordenador da CPT, Inácio Werner disse que é preciso se antecipar para que outros conflitos não aconteçam.

"É preciso fazer um levantamento para saber exatamente de quem são essas terras devolutas e, para que assim, possa ser feita uma nova demarcação e uma redistribuição", declarou.

Segundo ele, em razão da demarcação antiga, há dúvidas, inclusive se as terras pertecem a Mato Grosso.

 

O confronto

 

No último fim de semana, nove pessoas foram feridas e uma morreu, após um suposto confronto armado entre posseiros e segurança da Fazenda Magali, que pertence ao ex-governador Silval Barbosa e ao ex-deputado estadual José Riva.

A empresa responsável pela segurança da propriedade disse que os posseitos tentantam invadir a terra e estariam armados.

Segundo a polícia, foram encontradas apenas cápsulas do mesmo calibre das armas dos seguranças.