Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

CENTRO ESPORTIVO: Construção vira 'elefante branco' no meio do mato em Juara/MT.

Recursos públicos já foram gastos.

Data: Terça-feira, 05/02/2019 17:09
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara-Paulo Becker

Uma construção que seria fundamental para a população juarense tornou-se na realidade um incomodo para a Administração Municipal, a obra de um centro esportivo, dentro do Programa de Implantação de Modernização de Infraestrutura Esportiva, do Ministério do Esporte, obra erguida no terreno do antigo Juara Tênis Clube.

A construção começou em 2010 e o que foi feito pela empreiteira foi apenas a colocação das ferragens que daria estrutura no projeto. Logo após a empresa pediu rescisão contratual e desde então, nada mais foi feito no local. O que ficou foi o consumo de verba pública, cuja obra estava orçada em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), recursos de uma emenda no Orçamento da União, de autoria do então deputado federal Pedro Henry.

Como o tempo não para a estrutura metálica está sendo corroída pela ferrugem e pela exposição da chuva e do sol, o que acelera, ainda mais, a depredação deste patrimônio que é de todos.

De acordo com o depoimento do arquiteto da Prefeitura Municipal, Meritawara Baganha, feito à reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação, hoje, se o executivo decidir paralisar a construção terá que devolver os recursos já investidos e corrigidos ou então investir os mesmos valores para finalizar o projeto.

Mesmo assim, a renovação do contrato está garantida junto à Caixa Econômica Federal, que é o órgão fiscalizador e uma nova planilha deverá ser feita. Enquanto isso permanece o impasse diz o arquiteto, pois para que a obra continue é preciso que a Prefeitura Municipal corrija as ferrugens da estrutura metálica para que se possa abrir uma nova licitação.

É mais uma obra pendente de solução e necessária para atender as cerca de 800 famílias, com esporte e lazer, como previa o projeto inicial. O Poder Executivo tem a obrigação de dar uma resposta para a população sobre este ‘elefante branco’ até agora sem utilidade e difícil de se livrar dele!

Veja vídeo e fotos do inicio das obras e agora do abandono: