Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Tragédia em Brumadinho/MG produz onda de imagens falsas; até políticos compartilham.

Há muita confusão da imprensa.

Data: Quarta-feira, 06/02/2019 00:39
Fonte: Poder 360

Após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na 6ª feira (25.jan.2019), vídeos falsos sobre o caso circulam pelas redes sociais e principais emissoras de TV do país.

O telejornal SBT Brasil exibiu imagens do momento em que ocorreu o vazamento da barragem da empresa Vale. Porém, as cenas eram de setembro de 2017, em um reservatório da hidrelétrica localizado no rio Nam Ao Dam, no Laos, país do sudeste asiático. Ao final do noticiário, os apresentadores se desculparam pelo erro.

 A Record TV também cometeu falha ao apresentar imagens de uma enchente no programa Fala Brasil Especial como sendo filmagens de Brumadinho. A apresentadora, ao final, também se desculpou pelo erro.

Rede Globo relembrou a tragédia em Mariana, porém se retratando a Brumadinho. No Vt, foi apresentado um vídeo em que se mostra o momento exato do desastre ambiental, porém a exibição era de 2015.

Outro desastre confundido com o caso de Brumadinho foi o da hidrelétrica de Mato Grosso. Em 2015, a mesma gravação foi relacionada ao rompimento em Mariana.

Trata-se do desmoronamento de uma parte das obras da usina hidrelétrica do município de Sinop, região norte do estado de Mato Grosso.

 Uma imagem compartilhada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais 2 dias antes do desastre em Brumadinho também foi muito compartilhada. A foto foi tirada depois do resgate de um homem em uma cisterna, em Pato de Minas.

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) publicou em sua conta no Twitter o vídeo do rompimento do reservatório da hidrelétrica no Laos. Alertada por leitores, apagou o post horas depois. 

Outro que cometeu o mesmo erro foi o ex-ministro da Saúde e deputado federal reeleito Ricardo Barros (PP-PR). O paranaense enviou o vídeo do Laos para seus contatos no WhatsApp.