Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Velório de Emiliano Sala comove cidade onde carreira do jogador começou

Jogador argentino morreu em um acidente de avião no dia 21 de janeiro no Canal da Mancha.

Data: Domingo, 17/02/2019 07:55
Fonte: G1

O clube San Martin de Progreso, palco das primeiras façanhas de Emiliano Sala, homenageou neste sábado (16) o jogador argentino, que morreu em um acidente de avião no dia 21 de janeiro no Canal da Mancha.

O ginásio do clube foi reservado para a realização do velório reunindo familiares, amigos e moradores desta cidade de 3.000 habitantes, 500 km ao norte de Buenos Aires, assim como emissários dos clubes Nantes da França e Cardiff do Reino Unido, no qual não chegou a jogar depois de assinar seu contrato milionário de transferência.

"Emi, você nunca vai andar sozinho", dizia uma mensagem em uma grande bandeira pendurada em frente à sede do clube.

"As pessoas podem se reunir em torno de seu caixão, colocar uma carta, um desenho, uma flor. Ele representou muito para nós. Neste povoado, o Emi foi a celebridade, o único jogador de futebol que triunfou para se tornar um profissional", disse à AFP o presidente do clube, Daniel Ribero.

Os moradores de Progreso lembram de Emiliano andando de bicicleta, correndo para treinar, chutando a bola. Quando começou a fazer gols no campeonato francês, o desafio constante era encontrar um vídeo da jogada dos gols.

"É difícil ver o caixão", disse emocionado, o prefeito de Progreso, Julio Muller. "Ele representou muito para nós. Era um garoto impecável. Amamos futebol aqui e ele era o único que conseguiu se tornar um jogador profissional, e na Europa. Então ele era admirado por todos", acrescentou Muller.

"Damos o adeus que ele merece", disse ainda o prefeito. "Emi, por Progreso... Todos nós nos sentimos Emiliano Sala", declarou, muito emocionado.

 

Queda de avião

 

O jogador morreu aos 28 anos quando o avião monomotor que o levava de Nantes a Cardiff, no País de Gales, caiu no Canal da Mancha, no dia 21 de janeiro.

Seu corpo foi resgatado cerca de duas semanas depois no fundo do mar e repatriado na sexta-feira (15) a Buenos Aires e em seguida, à província de Santa Fe (no centro-leste do país), onde fica a cidade de Progreso.

A milhares de quilômetros de Progreso, o Nantes joga contra o Monaco neste sábado fora de casa: os jogadores planejaram duas homenagens, uma antes do jogo e outra aos nove minutos, em memória do número na camisa da Sala.

O zagueiro do Nantes, Nicolas Pallois, amigo de Sala, obteve permissão do técnico Vahid Halilodzic para não disputar o jogo da liga e ir a Progreso, junto com o secretário-geral do clube francês, Loïc Morin.

Também compareceram ao funeral dois representantes do Cardiff, clube que havia contratado o argentino por 17 milhões de euros.