O governo do estado sancionou uma lei que obriga a instalação de sistema de alarmes e monitoramento em todas as barragens e represas de Mato Grosso.
A partir de agora, todas as empresas que já atuam no estado e as que tenham interesse em construir barragens ou represas devem instalar sistema de alarme.
A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e foi proposta em 2015, após o rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais (MG), que deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues.
No dia 23 de janeiro, houve o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais. Já há a confirmação de mais de 170 mortos.
De acordo com Wilson Santos, o sistema de alarme, que deverá estar interligado com as prefeituras e comunidades adjacentes e órgãos de gerenciamento de riscos, possa haver tempo para ações preventivas, especialmente para que a população em área de risco possa deixar o local.
Barragens em MT
A Eletrobras Furnas emitiu uma nota após a tragédia em Brumadinho (MG), informando que a Usina de Manso, uma das maiores barragens de Mato Grosso, opera com segurança e é constantemente monitorada, inclusive com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com inspeções periódicas.
A Usina de Manso está localizada próximo ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Rio Manso, principal afluente do Rio Cuiabá.